São Paulo – A vinícola gaúcha Miolo está exportando mais vinhos para o Oriente Médio. O crescimento do volume exportado entre 2016 e 2017 se deve a duas parcerias recentemente firmadas, uma com a companhia aérea Qatar Airways, sediada em Doha, no Catar, e a outra com a unidade do restaurante brasileiro Fogo de Chão em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Ao todo, são três os rótulos da vinícola exportados para os árabes. O tinto Miolo Cuvée Giuseppe Merlot-Cabernet Sauvignon será servido aos passageiros da primeira classe da Qatar Airways a partir deste ano. No restaurante Fogo de Chão, foram selecionados o tinto Miolo Reserva Pinot Noir e o branco Miolo Reserva Sauvignon Blanc, ampliando a parceria já existente com a franquia nas unidades do Brasil e dos Estados Unidos.
Em entrevista à ANBA, o gerente de exportações da Miolo, Anderson Tirloni, contou que a parceria com a Qatar foi via licitação; já o contrato com o restaurante brasileiro aconteceu por meio de uma visita do comprador ao Brasil, em uma negociação entre a Miolo, o importador do emirado e o comprador.
Antes das parcerias, a vinícola exportava somente para os Emirados entre os destinos árabes. “Exportamos para lá há mais de dez anos”, disse o gerente. Ele informou que a empresa não está prospectando nenhum outro país árabe. “No momento, estamos concentrando os esforços nas parcerias que já temos e nas que acabamos de fechar”, explicou.
O superintendente da vinícola, Adriano Miolo, informou em comunicado que “o principal objetivo [da vinícola] é fortalecer o consumo de vinhos brasileiros no exterior, com presença cada vez maior nos principais mercados consumidores em todo o mundo”.
Sobre as empresas parceiras
A companhia aérea Qatar Airways foi fundada há 26 anos e opera no Brasil desde 2010, quando lançou o primeiro voo entre São Paulo e Doha. Atualmente, a Qatar voa para mais de 150 destinos.
Além da unidade em Dubai, o Fogo de Chão tem outro restaurante no Oriente Médio, em Jeddah, na Arábia Saudita (onde bebidas alcoólicas são proibidas). A franquia tem ainda oito restaurantes no Brasil e mais de trinta nos Estados Unidos.
A vinícola
A Vinícola Miolo tem 100 hectares e está localizada em Bento Gonçalves, região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. O Grupo Miolo também é proprietário de três outras vinícolas no País; ainda no Rio Grande do Sul, a Seival, com 200 hectares, fica no município de Candiota, Campanha Meridional, e a Almadén, a maior delas, com 450 hectares, localizada em Santana do Livramento, Campanha Central. Na Bahia, a vinícola Terranova, em Casa Nova, no Vale do São Francisco, tem 200 hectares.