São Paulo – Startups e empresas brasileiras de base tecnológica podem se inscrever até 12 de agosto para a Missão GITEX Expand North Star 2025, que será realizada entre 9 e 15 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Trata-se de uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo é levar para a missão empresas de soluções escaláveis com interesse em atração de investimentos, expansão internacional e negócios com os Emirados Árabes Unidos e mercados da região. A missão acontece por ocasião da Expand North Star 2025, conferência de tecnologia, startups e inovação que ocorre de 12 a 15 de outubro de 2025, em Dubai, no âmbito da feira de tecnologia GITEX Global.
Em sua última edição, a GITEX Global reuniu mais de 200 mil executivos de tecnologia, além de mais de 1.000 investidores globais e cerca de 6.500 empresas de 180 países. A programação inclui palestras, painéis, sessões de pitch e premiações, além de um ambiente propício para geração de negócios, captação de investimentos e ampliação de redes de contato, segundo divulgou a ApexBrasil.
A ApexBrasil esclarece que as vagas para o pavilhão brasileiro de startups na feira Gitex estão esgotadas, mas que as empresas podem participar como convidadas do pavilhão de hubs e integrar a delegação brasileira, que já tem mais de 40 startups confirmadas. Nesse caso, a empresa vai utilizar áreas comuns para reuniões de negócios e terá logotipo exibido nas artes que compõem o espaço.
“A participação das empresas brasileiras na missão à GITEX 2025 representa uma oportunidade estratégica de internacionalização em um dos ecossistemas de inovação mais vibrantes do mundo. A feira, realizada em Dubai, é hoje uma vitrine global para soluções tecnológicas, conectando empresas a investidores, hubs, aceleradoras e parceiros dos Emirados Árabes Unidos, da região MENA e de outros mercados internacionais”, disse a gerente de Operações do Escritório da ApexBrasil em Dubai, Tatiana Riera, à ANBA.
Segundo Riera, o momento é particularmente propício para a participação. “Os Emirados Árabes Unidos têm adotado uma agenda robusta de diversificação econômica, com foco em inovação, digitalização e atração de talentos e empresas de base tecnológica. Além disso, a recente adesão dos Emirados ao BRICS inaugura um novo capítulo na aproximação entre economias emergentes, fortalecendo a construção de pontes entre os países do Sul Global”, afirma.
De acordo com a gerente, esse cenário oferece terreno fértil para o Brasil, cujas startups têm se destacado pela capacidade de inovar com impacto, escalabilidade e aplicabilidade real. “Esse novo arranjo geopolítico amplia não apenas o diálogo político e econômico entre os países-membros, mas também impulsiona fluxos de investimento, transferência de conhecimento e colaboração tecnológica”, afirma.
Agenda estratégica
Riera diz que as empresas brasileiras que participam da missão estarão inseridas em uma agenda estratégica de inserção internacional que vai além da feira. “Trata-se de ocupar espaços-chave nos novos corredores globais de inovação, construindo pontes para o futuro da tecnologia brasileira”, diz Riera, complementando que a ApexBrasil atua para garantir que essa presença seja efetiva, conectando as startups aos principais hubs de inovação, investidores e atores institucionais locais, por meio de uma agenda cuidadosamente desenhada para gerar impacto concreto.
As empresas selecionadas para a missão terão acesso, entre outras atividades e benefícios, ao Clube de Benefícios Sebrae Startups, preparação online, visitas técnicas ao ecossistemas de tecnologia dos Emirados, a reuniões de negócios nos Emirados, e chance de participar em competição de pitch com premiação em dinheiro. Mais informações no site da ApexBrasil.
Leia também:
Arábia Saudita recebe mais startups estrangeiras


