Kuwait News Agency*
Tóquio – Um consórcio liderado pela companhia japonesa Mitsui venceu uma concorrência avaliada em 90 bilhões de ienes (US$ 765 milhões) para a construção de uma ferrovia na Arábia Saudita, de acordo com informações do jornal japonês Nikkei Shimbun.
A Mitsui firmou uma parceria com a companhia saudita Al-Rashid e com a australiana Barclay Mowlem para construir um trecho de 818 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul.
Supervisionada pelo Ministério das Finanças da Arábia Saudita, a construção da ferrovia deverá ser concluída em 43 meses, ainda segundo o Nikkei Shimbun.
A ferrovia vai possibilitar o transporte de materiais como minério de fosfato e bauxita das minas de Al-Jalamid e Al-Zabirah, no interior do país, até a base de processamento e exportação de Ras al Zour, no litoral do Golfo Arábico.
No total, a Ferovia Norte-Sul vai ter 2,4 mil quilômetros e outros trechos estão sendo licitados, com oportunidades para empreiteiras, fabricantes de locomotivas e vagões, operadores ferroviários, empresas de sinalização e comunicação. Conforme a ANBA noticiou na semana passada, as propostas têm que ser encaminhadas até o dia 14 de abril.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum com informações da redação da ANBA