São Paulo – Criada em 1919 no Brasil e conhecida principalmente pelo leite condensado que produz, a marca de laticínios Mococa já conta há muitos anos com a confiança dos consumidores brasileiros e agora trabalha para conquistar também a fidelidade dos consumidores árabes.
“Começamos as exportações dos nossos produtos nos anos 1990, mas só chegamos na Arábia Saudita e Tunísia há cerca de 15 anos. Tem sido um mercado mais recente para nós, mas que tem muito potencial. Devemos chegar em breve na Argélia e Egito”, conta o gerente de Comércio Exterior da Mococa, Maurício Paranhos de Moraes.

Moraes acredita que a mistura de leite condensado e leite condensado, que estão entre os mais vendidos na Arábia Saudita e Tunísia desde 2010, devem também fazer sucesso entre os consumidores da Argélia e Egito.
“As negociações com esses países estão indo muito bem. Eles inclusive já aceitaram fazer a comercialização e agora a empresa só precisa terminar o desenvolvimento das embalagens antes de iniciar as vendas.”
Com um mercado muito grande e uma receptividade expressiva para com os brasileiros, desde o início das exportações a Mococa não tem sofrido nenhuma dificuldade nas negociações com os árabes.
“Como o produto já era halal, só precisamos adaptar as embalagens com suas devidas traduções, e mudar os níveis nutricionais dos produtos para atender as necessidades dos consumidores locais”, diz Moraes.
Quando falamos dos fatores que ajudaram a levar a marca até a região, que até 2010 não comprava leite condensado de nenhuma empresa brasileira, segundo Moraes, ele destaca as participações em eventos e a emissão do certificado halal. O selo atesta que o produto foi feito seguindo as regras do Islã e está apto, portanto, a ser consumido por muçulmanos.
“A Djazagro de 2010, que foi a primeira feira em que participamos, foi com certeza a responsável para conhecermos o mercado e, para posteriormente, ganharmos volume de exportação na região. Depois que conseguimos a certificação halal e de irmos para Gulfood em 2024, essa relação se fortaleceu mais ainda”, relembra de Moraes.
Crescendo aos poucos, as exportações para os países árabes já correspondem a 3% da produção nacional da marca brasileira, e em volume, essa porcentagem representa a venda de seis toneladas de produtos todos os anos para a região.
Além dos países do Oriente Médio e do Norte da África, a marca de laticínios centenária exporta para mais de 10 outras nações como Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Japão. As compras desses destinos representam atualmente entre 10% a 12% da produção nacional da Mococa.
Doces árabes
Conhecidos por desenvolverem doces com mais frutas e menos adição de açúcar, o interesse dos países árabes por leite condensado pode até surpreender. Mas Moraes explica que os árabes têm gostado bastante do produto brasileiro.
“Antes de sairmos vendendo o leite condensado por lá, fizemos um estudo, sim, a respeito dos doces mais apreciados na região que poderiam casar melhor com o nosso produto. E depois dos testes e avaliações, decidimos atender esse mercado. Tem sido uma ótima experiência”, explica Moraes.
“Sabemos que eles consomem bastante doce, e muita gente pode não saber, mas o leite condensado é um ingrediente que pode ser usado em uma infinidade de receitas árabes, principalmente nos sorvetes.”
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Reportagem da Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA


