São Paulo – A Sta. Ephigênia, grife de moda feminina do Rio de Janeiro, já exportou seus vestidos para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com Luciano Canale, estilista e proprietário da grife, a venda foi feita há cerca de um ano, durante participação da empresa no showroom de moda do Grupo Hotel, em São Paulo. Os produtos enviados para lá foram vestidos.
A Sta. Ephigênia possui duas marcas: a Sta. Ephigênia por Luciano Canale, de roupas de festas, inclusive sob medida, e a Sta. Ephigênia Coleção Prêt-à-porter, de peças femininas em geral, sofisticadas, para eventos. Nas duas marcas quem assina as coleções é Canale, estilista formado em Moda pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Rio de Janeiro.
Ele conta que, além da venda feita a Dubai, a empresa exporta para Angola, Alemanha e Portugal. As vendas no exterior são principalmente de peças das coleções voltadas para o verão. De acordo com o estilista, no entanto, as exportações representam muito pouco da produção da Sta. Ephigênia. "Uns 8% a 10%. É pouco, mas é o começo", diz ele.
Canale quer exportar mais, mas relata que atualmente está mais focado em reforçar as vendas no Brasil. A ideia é aumentar o número de pontos de venda que comercializa os seus produtos. Hoje, são 68. "Há algumas praças do Norte que queremos refoçar", afirma. Depois disso, o caminho é o exterior, inclusive os Emirados. "É um mercado que tem potencial e tem a ver com o nosso tipo de roupa, mais sofisticada. Um país que precisa ser explorado", explica o estilista.
A Sta. Ephigênia foi criada em 1995 por Canale e também pelo estilista Marco Maia. Até Marco falecer, em 2007, os dois cuidavam da criação das duas marcas da Sta. Ephigênia. Maia e Canale se conheceram trabalhando juntos em uma empresa da área, na qual Canale era estilista e Maia coordenador de imagem. Foi a partir de lá que resolveram, então, montar o próprio empreendimento.
Hoje a Sta Ephigênia é conhecida pelas peças bem femininas, com toque de sensualidade e muita sofisticação. A descontração da cidade do Rio, de acordo com Canale, também pode ser vista nas roupas, dando a elas uma pitada de bom humor. A última coleção lançada pela Sta. Ephigênia, para a próxima primavera/verão, tem como tema "Ocidente-Oriente". A inspiração, de acordo com Canale, veio do Oceano Pacífico, Ilha Java, Jacarta.
A empresa produz quatro mil peças por coleção e participa de eventos como Fashion Business, no Rio de Janeiro, além do showroom do Grupo Hotel, em São Paulo. Cerca de 70% do trabalho de confecção é terceirizado, mas a Sta. Ephigênia também possui fábrica própria, no bairro de Copacabana, além de loja prêt –à-porter e ateliê sob medida no bairro do Leblon. Entre os planos para o futuro estão a criação de uma outra marca, mais jovem e mais acessível. "Mas isso é para o futuro", afirma Canale.
Serviço:
Sta. Ephigênia
Site: www.staephigenia.com.br
Telefone: +55 (21) 2540 5198