São Paulo – O Modelo de Simulação das Nações Unidas para o Ensino Médio (Monuem-Eresp) disponibilizará aulas online ao vivo a partir desta quinta-feira (14) às 17h. Esta é uma oportunidade para que estudantes de escolas públicas ampliem conhecimentos sobre relações internacionais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e desenvolvam habilidades como argumentação, autoconfiança, empatia, cooperação, entre outras.
Para 2020, o projeto será realizado por meio de aulas online durante o período em que o governo municipal, em atividades coordenadas com as esferas estadual e federal, oriente o isolamento como medida para a contenção da covid-19 na capital paulista.
Na prática, cerca de 80 estudantes de quatro escolas públicas do município de São Paulo participam da simulação e seguem sendo orientados e aprendendo sobre diplomacia e relações internacionais, com um exemplo atual em mãos: as ações coordenadas em todo o mundo para o controle de uma crise de saúde mundial. As escolas participantes são EMEFM Antônio Alves Veríssimo, EMEFM Darcy Ribeiro, EMEFM Guiomar Cabral e EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.
O programa é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo (Eresp) e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, com implementação do Instituto Global Attitude. A implementação do programa conta também com o apoio do escritório Pinheiro Neto Advogados, da vereadora Janaína Lima e da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
O lançamento do Monuem-Eresp EAD 2020 fica disponível aos estudantes por streaming e conta com a presença, por videoconferência, dos parceiros e apoiadores do projeto. O embaixador Osmar Chohfi (foto acima), vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, participa da primeira aula. Ele irá destacar a importância desse tipo de exercício que envolve estudantes de escolas públicas, com objetivo de suscitar um interesse, e a importância das relações internacionais para o Brasil.
“Vou falar um pouco da posição significativa que o Brasil tem no mundo, como uma das dez maiores economias, detentora de grandes recursos naturais, com a maior floresta tropical do mundo; a importância do nosso comércio e como a internacionalização traz progresso e bem-estar, e lembrar que uma participação importante do Brasil no comércio internacional é fundamental para a criação e manutenção de empregos no nosso País. O comércio internacional cria empregos e traz riqueza para o País. Então nesse contexto de participação internacional, suscitar os interesse dos estudantes pelo mundo e pelo que acontece no mundo é de grande significado e isso também traz a eles a noção de que é importante a cooperação internacional, a busca de consensos, a busca de ações comuns para o bem da humanidade”, disse Chohfi à ANBA.
Para assistir ao vivo, acesse este link.
O projeto Monuem-Eresp foi realizado pela primeira vez na rede municipal de ensino da capital paulista durante o segundo semestre do ano passado, em uma escola. Agora segue com atividades e se expande para mais três escolas. Tida como uma simulação completa de um fórum das Nações Unidas, a iniciativa parte de um modelo criado pela Universidade Harvard e desenvolvido para alunos do ensino médio.