São Paulo – Foi com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores dentro de casa com produtos inovadores e de qualidade que a Momo Lifestyle abriu as portas em 2018. Em seis anos de existência, a empresa brasileira, que produz itens para cozinha, sala e banheiro, já exportou para 15 países, entre eles Estados Unidos, Japão e Emirados Árabes Unidos, esse último um país árabe do Oriente Médio.
“Além de atendermos os clientes norte-americanos, também atendemos, através da Amazon, clientes de outros países. É interessante que esses clientes não se importam com o valor que estão pagando pela entrega. Eles compram e mandam entregar no país de destino, mesmo que fique caro”, conta Yalu Xu, cofundadora da Momo Lifestyle.
Yalu conta também o quanto esse negócio tem sido bom para sua empresa. “A nossa grande vantagem é que conseguimos vender para outro país sem ter nenhum funcionário trabalhando efetivamente neste destino. Além disso, atualmente vendemos mais produtos nos Estados Unidos do que no Brasil.”
Sobre a comercialização com árabes, a Yalu explica que acaba não tendo muito contato direto. “Por ser uma compra de longa distância, não falamos diretamente com os consumidores árabes, mas recebemos muitas avaliações das compras. Até hoje, todos feedbacks que recebemos são positivos e nunca deu problema com nenhuma entrega.”
Entre os 13 produtos disponíveis no portfólio da marca, existem opções para todos os gostos e necessidades. A bandeja organizadora, por exemplo, serve para manter os copos firmes em cima do braço do sofá, o tapete para banheiro antiderrapante absorve a água rapidamente dos pés dos clientes. Já o blender retrátil bate vitaminas em poucos minutos e as luminárias se acendem automaticamente ao sentirem a presença de uma pessoa ou um animal de estimação.
“Entre todos os produtos que vendemos, o que é mais comprado pelos moradores de Dubai é o tapete. Acho que isso acontece porque eles tomam bastante banho. Acredito que o tapete é queridinho desses clientes porque ele seca muito rápido, e por isso proporciona um frescor imediato enquanto a pessoa está se secando”, completa a cofundadora da Momo Lifestyle.
Criação da empresa
Até o momento presente o negócio tem se mostrado muito sólido, mas ele não começou de forma planejada. O primeiro produto da marca, que foi criada em Florianópolis, Santa Catarina, aconteceu sem nenhuma intenção comercial, veio apenas de uma necessidade pessoal da cofundadora.
“Meu marido viajava muito a trabalho e eu acabava ficando sozinha com a minha filha pequena. Em determinada vez em que ele estava fora, precisei trocar o galão de água, que pesa 20 quilos, e como sou magra, não tive força para levantar. Acabei gastando com compras de garrafas menores de água no mercado e não fiquei feliz com a solução. Depois disso, veio minha primeira ideia de produto, uma bomba elétrica para bebedouro, que é inserida dentro do galão.”
Com a ideia do produto em mente, o sócio da marca e marido da Yalu, Daniel Possamai, cuidou do desenvolvimento do produto. “Esse produto foi muito inovador para a gente. Após a criação, fizemos a patente e registramos a marca. Como estava desempregada na época, decidi investir meu tempo na minha própria empresa. A gente criou as bombas de bebedouro na garagem de casa. Foram 2 mil peças que vendemos no Mercado Livre”, relembra Yalu.
Com o sucesso do primeiro produto, os sócios criaram o site da marca e decidiram se hospedar em diferentes marketplaces, como a Amazon, onde passaram a comercializar todos os produtos que vieram na sequência. A criação dos novos itens acabaram seguindo o mesmo caminho do primeiro. A Yalu tinha uma ideia a partir de uma necessidade própria, e seu marido e sócio da marca atuava no desenvolvimento do protótipo.
“Uma das coisas que mais nos diferencia dos nossos concorrentes é que nossos produtos não usam pilha e são automáticos. Os moedores de sal e pimenta que vemos no mercado são manuais, já os nossos são elétricos. O blender, moedores de sal e pimenta, luminárias, bomba de bebedouro, tudo é automático e pode ser carregado com cabo USB. E como não precisam de pilhas, os nossos produtos ainda são sustentáveis.”
Depois de conquistar clientes brasileiros através da Amazon Brasil, a empresa recebeu o convite da marca para expandir suas vendas para os Estados Unidos. Até hoje, a Momo já atendeu clientes de mais de 1900 cidades brasileiras e de 50 estados estadunidenses. Com 11 funcionários, a empresa produz e cuida da exportação dos itens domésticos.
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