São Paulo – Vinte quadros de paisagens brasileiras foram apresentados na noite de segunda-feira (07) pelo artista plástico e autor das pinturas, Alexandre Reider, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo. Os quadros foram exibidos juntos pela única vez neste vernissage, pois serão doados às embaixadas árabes em Brasília ainda nesta semana. As paisagens mostram cartões postais brasileiros.
Alguns dos temas do trabalho de Reider foram o Museu de Arte de São Paulo (MASP); a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro; a Praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco; o Farol da Barra, em Salvador, na Bahia; as Cataratas de Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná; o Rio Amazonas; e os índios do Parque Indígena do Xingu, que ocupa parte do Mato Grosso e do Pará. Outras paisagens brasileiras foram pintadas pelo artista.
O tema dos quadros foi proposto pela Câmara Árabe, que os encomendou ao artista, especialista em retratar paisagens. “Tenho formação paisagística e de escola naturalista. Para estes trabalhos, usei referências fotográficas minhas, de amigos e também da internet”, afirmou o pintor. Para cada quadro ele utilizou mais de duas imagens dos locais retratados como referência. A partir delas, fez desenhos.
Os projetos foram apresentados à Câmara Árabe e, após sua aprovação, foram pintados a óleo. “Os trabalhos serão um presente para os embaixadores, e esta foi uma oportunidade importante para a minha carreira. Aqui elas estão sendo mostradas juntas pela única vez antes de chegar aos diplomatas”, disse.
O presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, disse que a instituição desejava presentear as embaixadas e também promover o Brasil e seus pontos turísticos. Assim surgiu, então, a oportunidade de encomendar as pinturas de Reider.
“São trabalhos que mostram o Brasil, feitos por um artista brasileiro. Será um prazer visitar as embaixadas e nelas ver um local do nosso país representado”, afirmou. Sallum recebeu como presente de Reider uma tela que retrata o Pão de Açúcar. Participaram do vernissage funcionários da Câmara Árabe, diretores da instituição e convidados do artista plástico.