Mostra seleciona filmes dirigidos por mulheres

Festival ‘Ela Faz Cinema’ tem inscrições abertas até 22 de junho para produções de mulheres de todo o mundo.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A primeira edição do Festival Ela Faz Cinema está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres de todo o mundo. As obras selecionadas vão concorrer em duas mostras competitivas, com prêmios para melhor longa-metragem e melhor curta-metragem. Podem ser filmes de ficção e não-ficção, nacionais e estrangeiros – estes devem ter legendas em português. Os filmes devem ter pelo menos uma diretora mulher, e as interessadas podem se inscrever pelo site do Festival até 22 de junho. O tema das obras é livre.

O evento é realizado pela Movida Produtora de Conteúdo, com produção da Maré Produções Cultural e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, e acontecerá entre 19 e 23 de setembro em Salvador. A programação final ainda não foi divulgada, mas deverá incluir outras três mostras que destacam a produção cinematográfica de mulheres, e estão previstas mesas redondas com as diretoras de obras exibidas, além de atrizes, críticas e pesquisadoras do cinema.

“O objetivo [do festival] é dar visibilidade para a produção assinada por mulheres, já que pesquisas recentes indicam que elas ainda são minoria em cargos de autoria, que têm menor reconhecimento e orçamentos significantemente menores” disse Dayse Porto (foto acima), coordenadora do festival, em nota à imprensa. Ainda segundo Porto, o evento tem um caráter feminista por evidenciar as mulheres no lugar de protagonismo.

“Em relação aos temas das obras, queremos discutir todos e quaisquer assuntos; se o olhar cinematográfico parte de uma mulher – seja ela cis ou trans, negra, branca, indígena, de diferentes origens – estaremos falando de uma temática feminina”, completou. As vencedoras receberão um troféu Ela Faz Cinema, ainda a ser criado por uma artista visual baiana.

Serviço
Festival Ela Faz Cinema
Inscrições abertas até 22 de junho
Regulamento e inscrições pelo site

Divulgação

Publicações relacionadas