Algérie Presse Service*
Londres – Mouna Hamitouche é a primeira mulher argelina a participar do Congresso Anual do Partido Trabalhista Britânico, que começou este domingo em Manchester. A vereadora foi eleita por South Islington, distrito ao norte de Londres, em Junho deste ano.
Ex-jornalista da Algérie Presse Service (APS), agência de notícias oficial do governo da Argélia, e professora de cursos de jornalismo no início da década de 1980, Mouna Hamitouche faz parte do grupo de vereadores que garantiu ao seu partido a liderança em South Islington, antes nas mãos dos Liberais. Esta é a primeira vez que o Partido Trabalhista tem maioria no distrito, segundo informações da própria parlamentar.
Mouna é a primeira argelina eleita para participar de uma instituição governamental do Reino Unido, para onde se mudou na década de 1990. Ela declarou à APS estar orgulhosa por ser a primeira mulher Argelina eleita no Reino Unido. "Estou vivendo uma boa experiência como migrante em uma sociedade que busca dar chances a seus cidadãos sem discriminação e exclusão", afirmou.
*Tradução de Mark Ament

