São Paulo – A marca brasileira de móveis de luxo Ornare já tem oficialmente seu primeiro projeto concluído na Arábia Saudita: uma cozinha planejada montada em um palácio residencial na capital do país, Riad.
O projeto foi efetivado pelas arquitetas Shalise Basso e Carina Fontes, que comandam a única franquia da Ornare no Oriente Médio, aberta em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em março de 2022, na esteira da pandemia.

A implantação é um avanço na formação de uma base de projetos na capital saudita em antecipação à abertura de um showroom na cidade. O showroom havia sido anunciado anteriormente e segue nos planos das arquitetas. A previsão de inauguração, no entanto, agora é para o começo do ano que vem.
“Estamos em processo de documentação”, afirma Shalise Basso. “Quando você compara Arábia Saudita [com os Emirados Árabes Unidos], está um pouco atrás nessa questão de [estrangeiros fazerem] investimento, mas está mudando rápido”, seguiu. “Já temos clientes, projetos e acredito que no início do ano que vem a loja esteja aberta”, disse à ANBA.

Nos últimos três anos, a franquia de Basso e Fontes entrou numa fase de consolidação. O showroom em Dubai, antes no Opus Tower, um sisudo complexo empresarial-hoteleiro, mudou no ano passado para o Citywalk, um espaço multiuso e cheio de vida na metrópole emirática, com conjuntos residenciais, escritórios, equipamentos de lazer, restaurantes e lojas a céu aberto.
No novo local, a equipe comercial cresceu. O showroom ganhou um ambiente mais espaçoso para os eventos voltados aos arquitetos, público fundamental para a marca, que, segundo Basso e Fontes, geram 60% dos projetos da franquia, ao especificarem a Ornare. O restante vem de leads das redes sociais, do relacionamento com incorporadoras e empreiteiros, além dos clientes eventuais que entram na loja para ‘sonhar’ com a nova cozinha e acabam saindo com um projeto contratado não raro para a casa toda.
No esforço de cativar arquitetos de Dubai, as franqueadas acabaram conquistando a confiança do XBD, firma de arquitetura com sede em Londres e Dubai e diversos projetos já concluídos na Palm Jumeirah, as famosas ilhas em formato de palmeira do emirado, com casas de celebridades globais. A confiança chegou ao ponto de a Ornare Dubai ter feito, por exemplo, os móveis da casa de uma das sócias do XBD, segundo contou Carina Fontes.
“Ela poderia ter feito a casa dela com qualquer empresa”, afirmou, referindo-se ao fato de o XBD trabalhar com todas as grandes marcas de móveis de luxo e arquitetos de renome internacional. “Mas nós [Ornare Dubai] é que fizemos”, seguiu. “O XBD é muito grande aqui, tem muitos projetos de luxo e é uma conquista muito importante para a gente”.

A proximidade com os arquitetos que especificam obras em todos os Emirados Árabes Unidos e até em países vizinhos rendeu recentemente uma série de projetos em Abu Dhabi, um deles no complexo de luxo Ilha Saadiyat. No emirado, aliás, as sócias veem ainda mais potencial para possivelmente no futuro abrir um novo showroom.
“Abu Dhabi é um mercado ainda maior do que Dubai”, avalia Carina Fontes. “Dubai ostenta um luxo silencioso, que não faz questão de aparecer. Em Abu Dhabi, a grandiosidade está em tudo, especialmente nas casas. Além disso, há muitos europeus, já acostumados ao luxo. A venda é entre aspas mais fácil, e o potencial é gigantesco”, afirma.
Trabalho de formiga
Quando abriram o showroom em Dubai, o maior desafio era convencer profissionais e clientes acostumados com o que havia de mais sofisticado em móveis no mundo, a atuar com uma marca latina, que embora fosse referência de luxo no Brasil e respeitada nos Estados Unidos e na Europa, era desconhecida no Oriente Médio.

O atual estágio do negócio foi alcançado, como definiu Carina Fontes, com “um trabalho de formiguinha”. Sem dúvida contou a favor a qualidade do produto, mas principalmente a disposição das arquitetas à relação com clientes, fator valorizado na cultura árabe, na qual as transações se realizam só havendo confiança entre as partes.
“Como arquiteta [antes de abrir a franquia], a gente não encontrava aqui essa disposição [ao relacionamento]. A gente sentia muita falta disso no mercado, então percebemos que o diferencial seria o atendimento, a coisa da pessoalidade, de ser caloroso, ter paciência para reuniões de três ou quatro horas, negociações de meses”, afirmou Basso.
“Nos Emirados, várias famílias habitam a mesma casa. Discutir um projeto todo leva tempo. A gente explora isso, de forma que todos da família começam a se envolver. A gente começa negociando um projeto com o pai e acaba fechando outro com o filho. A gente também explora as customizações. As outras lojas têm produtos maravilhosos, mas com menos possibilidades do que o nosso”, seguiu Basso.
O cuidado com a relação se estende aos arquitetos da clientela. “Mesmo que o cliente chegue aqui com uma planta, ou com o arquiteto dele, a gente ajuda no processo criativo, com nosso profissional sugerindo algo diferente, e a partir disso começa uma relação [com o profissional]”, diz Carina Fontes.
A Ornare
A Ornare nasceu em São Paulo em 1986. A produção que abastece a clientela e os 14 showrooms próprios e franqueados no Brasil, além dos outros 11 nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Itália, vem de uma única fábrica em Cotia, na Grande São Paulo.
Além desses pontos de presença, a marca anunciou recentemente mais três showrooms em Recife, Campo Grande e Balneário Camboriú, outros dois em Boston e Washington, nos Estados Unidos, e o primeiro na capital portuguesa, Lisboa.
Os novos showrooms já têm endereços definidos. A previsão de inauguração de todos é entre o fim deste ano e o primeiro semestre do ano que vem.
Leia também:
Ornare inaugura showroom de móveis planejados em Dubai
Reportagem de Daniel Medeiros, em colaboração com a ANBA


