Brasília – A movimentação de cargas no setor portuário cresceu 9,4% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira (12) a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Segundo a agência, os portos organizados, terminais autorizados e arrendados movimentaram 591,9 milhões de toneladas no período. As informações constam do painel Estatístico Aquaviário da Antaq.
O aumento foi de 6,4% em granel sólido, 11,6% no granel líquido, 16,3% em contêineres e 19,1% na carga geral solta. Foram movimentadas 343,2 milhões de toneladas de granel sólido, representando 58% do total. O destaque foi o minério de ferro, com 171,8 milhões de toneladas, crescimento de 12% em comparação ao mesmo período de 2020. Em segundo lugar veio o petróleo, cuja movimentação cresceu 8%, somando 97,2 milhões de toneladas.
De acordo com o painel, o porto que mais se destacou foi o de Vitória (foto acima), no estado do Espírito Santo, que registrou crescimento de 30,6% no primeiro semestre e movimentou 3,7 milhões de toneladas de cargas.
Segundo a Antaq, a expectativa para o segundo semestre é que os portos brasileiros movimentem 626 milhões de toneladas. Para este ano, a estimativa é de 1,218 bilhão de toneladas. Se o volume se confirmar, haverá aumento de 5,5% na movimentação dos portos em relação ao ano passado.