São Paulo – A DP World, administradora de terminais marítimos sediada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou nesta terça-feira (31) que o movimento de cargas em portos que a empresa controla ou que ela tem participação cresceu 10% em 2011, em comparação com 2010. Foram movimentados 54,7 milhões de TEUs, unidade que equivale a um contêiner de 20 pés, nos terminais da operadora ao redor do mundo. Sem considerar as instalações que entraram em funcionamento no ano passado, o aumento foi de 9%.
De acordo com comunicado da companhia, o resultado total foi influenciado pelo bom desempenho dos terminas nos Emirados, por onde passaram 13 milhões de TEUs, um crescimento de 12% em relação a 2010. Ocorreram avanços significativos também em portos na Ásia e Pacífico, África e nas Américas, e ganhos de capacidade em instalações no Paquistão e na Índia.
Considerando apenas os terminais onde a DP World é a controladora, o movimento no ano passado foi de 27,5 milhões de TEUs, um aumento de 8% em comparação com 2010. A companhia vendeu parte de suas ações em cinco terminais australianos em 2011, que até então eram controlados por ela. Se essas instalações fossem incluídas na conta, o crescimento seria de 9%, segundo a empresa.
"A DP World apresentou um forte resultado no último trimestre do ano, apesar das incertezas macroeconômicas", disse o presidente da operadora, Sultan Ahmed Bin Sulayem, de acordo com a nota. "Isso é um reflexo de nossa atuação contínua em regiões que têm registrado grande crescimento do comércio exterior", acrescentou.
O CEO da empresa, Mohammed Sharaf, ressaltou que o foco da companhia são os mercados emergentes que mais crescem. No Brasil, a DP World está construindo um terminal em Santos junto com a brasileira Odebrecht.