São Paulo – A empresa de investimentos Mubadala, de Abu Dhabi, e a empresa de logística e comércio de commodities Trafigura, afirmaram na quinta-feira (14) que deverão começar ainda neste ano as operações no Porto de Sudeste, localizado no Rio de Janeiro.
De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o chefe de operações do terminal, Eugenio Mamede, afirmou que o porto está “a caminho de começar a operar no último trimestre deste ano”. Antes, um executivo da Usiminas, empresa que irá utilizar o terminal, afirmara que ele só começaria a exportar minério de ferro em 2015.
O Porto do Sudeste foi adquirido pela Mubadala e pela Trafigura, que é a controladora do terminal, no começo deste ano por US$ 400 milhões. Antes pertencia ao empresário Eike Batista, que ainda detém uma parcela minoritária no negócio. Quando começar a operar, o Porto do Sudeste poderá movimentar até 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Essa capacidade pode ser ampliada para até 100 milhões de toneladas por ano.