Agência Sebrae
Brasília – As mulheres brasileiras permanecem ocupando lugar de destaque no mundo dos negócios. Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), anunciados nesta quarta-feira (18), em São Paulo, o empreendedorismo feminino do Brasil é o décimo mais atuante no mundo, com taxa de 9,61% das entrevistadas, o que representa cerca de 5,5 milhões de mulheres empreendedoras em estágio inicial (com negócios em fase de implantação ou de até 42 meses de existência).
Estão à frente do Brasil o Peru (39,27%), Filipinas (22,45), Indonésia (18,73%), Jamaica (18,14%), Colômbia (17,30), Tailândia (14,18%), China (13,79%), Malásia (11,13%) e Austrália (9,87%). As brasileiras desbancaram países como França (2,53%), Suécia (2,43%), Eslovênia (2,29%), Bélgica (1,04%) e Emirados Árabes (0,29%).
Para o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza, a crescente participação das mulheres na sociedade brasileira está se refletindo de maneira definitiva no mundo empresarial. "Na abertura de novos negócios, as mulheres praticamente já se equiparam aos homens, situação bem diferente da observada há apenas cinco anos, quando elas respondiam por pouco mais de um quarto das iniciativas. Esse crescimento também ocorre pelo aumento da participação do setor de comércio e serviços no total do PIB brasileiro, setor no qual as mulheres respondem por dois terços dos novos negócios", afirma Barboza.