Mulheres relatam negócios com países árabes em webinar

Realizado pelo comitê de mulheres da Câmara Árabe e o grupo Women Inside Trade, o evento virtual trará as vivências de mulheres de negócios que trabalham com os mercados árabes. O webinar gratuito acontece na próxima quarta-feira (16) às 9 horas. As inscrições estão abertas.

Bruna Garcia Fonseca
bruna.garcia@anba.com.br

São Paulo – Com o intuito de desmistificar a cultura de negócios dos países árabes, o comitê feminino Wahi – Mulheres que Inspiram, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e o grupo Women Inside Trade (WIT) realizam o webinar “Desafios e oportunidades para mulheres fazerem negócios com os países árabes” na próxima quarta-feira (16) às 9 horas. As inscrições estão abertas, o evento é gratuito e terá tradução simultânea em inglês e português.

A presidente do comitê e diretora comercial da H2R Pesquisas Avançadas, Alessandra Frisso (foto acima), faz a abertura do evento. A H2R é associada da Câmara Árabe. Representando o WIT, falam as cofundadoras Verônica Prates na abertura e Monica Rodriguez no encerramento.

Segundo Frisso, o comitê de mulheres da Câmara Árabe atua no desenvolvimento de três pilares, que são aproximar mulheres brasileiras e mulheres árabes por meio da promoção de negócios, responsabilidade social e cultura. “No desenvolvimento de negócios estamos construindo algumas pontes, uma delas é a nossa parceria com o WIT, um grupo de mulheres que trabalha com comércio internacional. Nossa ideia é trazer um pouco das experiências das mulheres que já trabalham com os países árabes e conseguiram construir oportunidades para que a gente compartilhe essas histórias”, disse a empresária.

O desconhecimento, de acordo com Frisso, gera mitos e distanciamento. “Queremos estimular os negócios a partir da experiência de quem realizou, não só passou pelos desafios, mas conseguiu consolidar oportunidades de negócios”, disse.

O webinar pretende expandir o entendimento e o conhecimento das relações de negócios com o mundo árabe. “Muitas vezes ficamos restritos ao que a gente conhece. Queremos ampliar a oportunidade de nos conhecermos, aproximarmos e num futuro próximo realizar negócios pelo entendimento cultural”, declarou.

WIT

Além de cofundadora do Women Inside Trade, Monica Rodriguez também é consultora sênior da equipe de comércio internacional da empresa de consultoria BMJ. O WIT contribui para o empoderamento das mulheres por meio de uma rede global de profissionais, treinamento especializado e desenvolvimento de lideranças.

“O WIT é uma organização de mulheres reunidas em prol de um bem comum, congregar mulheres da área de comércio exterior. O comércio internacional é um mundo bastante masculino, então a ideia é que as mulheres ganhem mais espaço, tenham esse posicionamento, mesmo com as dificuldades”, disse Rodriguez.

Monica Rodriguez, cofundadora do WIT

Sobre a parceria com o comitê Wahi, Rodriguez afirmou que o objetivo é ter sinergia e colaboração entre os grupos  para debater assuntos de comércio internacional e comércio exterior. “O WIT é um espaço de diálogo e de troca de conhecimento”, disse a empresária.

O grupo foi criado em Brasília em 2017, conta com um site e páginas nas redes sociais. O trabalho é totalmente gratuito, e existe também um grupo de Whatsapp com cerca de 250 mulheres que participam trocando informações sobre eventos e temas relacionados a negócios.

“Pretendemos fortalecer a ideia de que sim, é possível fazer negócios com os árabes, desmistificar estereótipos estabelecidos de forma equivocada e incentivar as mulheres empresárias a estabelecer novos mercados e essa nova possibilidade de negócios”, concluiu.

As palestrantes do evento virtual serão Karen Jones, chefe de operações do escritório para Oriente Médio e Norte da África da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Grazielle Parenti, presidente do conselho diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia); Shamsa Al-Falasi, diretora do Citibank Subsidiaries Group para o GCC e Iraque; Heuda Farah Guessous, cofundadora da feira internacional Foodeshow; e Kellen Amorim, estrategista em Comunicação e Posicionamento de Marca Pessoal e Lideranças Femininas.

A moderadora será Fernanda Baltazar, gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe. O presidente da entidade, Rubens Hannun, também participa. Fazem perguntas as convidadas Julia de Biase, sócia da Al Ward e Royal Queen e representante da Date Crown no Brasil e América Latina, e Cecilia Mendes Araujo, CEO da Vitta Gold.

Este será o segundo webinar realizado pelo comitê de mulheres Wahi.

Serviço

Webinar “Desafios e oportunidades para mulheres fazerem negócios com os países árabes”
16 de setembro, quarta-feira
09 horas
Inscrições aqui

Rodrigo Rodrigues/Câmara Árabe
Divulgação

Publicações relacionadas