São Paulo – Quarenta e três atletas foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Para-Atletismo, que acontece de 07 a 15 de novembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (04) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Confira aqui a lista de convocados.
Esta é a principal competição para a modalidade e valerá vagas para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020. Na última edição, o Brasil ficou na nona posição, com oito medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze.
“O Brasil tem evoluído muito no cenário mundial. Estamos entre os melhores do planeta, e esta delegação é composta por atletas que se classificaram com uma performance que os coloca entre os três primeiros do mundo. Será uma equipe muito forte em Dubai e nossa expectativa, como não poderia deixar de ser, é muito boa”, disse em nota Amaury Veríssimo, técnico-chefe do atletismo no Comitê Paralímpico Brasileiro.
As classificatórias foram encerradas no último domingo (29), no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo (foto acima), disputado no CT Paralímpico, em São Paulo. A seletiva contou com a participação de 600 competidores. São esperados cerca de 1.300 atletas de mais de 100 países para o Mundial de Dubai. Londres sediou a última edição do evento, em 2017.
O para-atletismo é uma das modalidades adaptadas mais vitoriosas do País. Nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, foram conquistadas 38 medalhas pela delegação brasileira, mais da metade de um total de 72 pódios.
Em março, os Emirados sediaram as Olimpíadas Especiais de Abu Dhabi, evento que reuniu mais de 7,5 mil atletas com deficiência intelectual de cerca de 190 países. Do Brasil, participaram 36 competidores.


