Mundo árabe é tema de curso da FGV

Fundação Getulio Vargas oferece, no Rio, curso sobre história e política do mundo árabe voltado a profissionais e pós-graduandos de diversas áreas. Evento traz palestrantes nacionais e estrangeiros.

Aurea Santos
aurea@anba.com.br

São Paulo – O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, oferece, de 31 de agosto a 02 de setembro, o curso “Escola sobre História e Política do Mundo Árabe 2011”, voltado a jovens profissionais e estudantes de pós-graduação das áreas de Política, História, Ciências Sociais, Direito, Relações Internacionais, Economia e Administração. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até o dia 05 de agosto.

O evento traz como palestrantes nomes como o do ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim; o colunista do New York Times, Roger Cohen, que atuou como editor do caderno de Internacional na época dos atentados de 11 de setembro de 2001; Paulo Gabriel Hilu, diretor do Centro de Estudos do Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense; Matias Spektor, diretor do Centro de Relações Internacionais da FGV; Juan Cole, professor de História da Universidade de Michigan; e Monique Goldfeld, doutoranda do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da FGV.

As aulas vão abordar temas como a História do Oriente Médio, Primavera Árabe, Relação entre Oriente Médio e América Latina, Árabes e Muçulmanos na América Latina, Islamismo e Cobertura da Mídia sobre o Mundo Árabe. Haverá ainda uma mesa redonda com todos os palestrantes, que tratará sobre os temas mais pesquisados no meio acadêmico envolvendo questões do Oriente Médio.

No último dia do curso, haverá um passeio guiado pelo centro do Rio de Janeiro, que visitará os principais pontos culturais e gastronômicos ligados à comunidade árabe da cidade, como a região da Cinelândia, que foi palco de importantes eventos políticos e históricos do Rio; o Saara, a região de comércio popular que teve seu início graças a diversos comerciantes vindos de países árabes; e a Biblioteca Nacional, onde os visitantes terão acesso a documentos antigos ligados ao Oriente Médio que pertenceram à coleção do imperador Pedro II.

Para participar do curso, o candidato deverá preencher a uma ficha de inscrição disponível no link http://cpdoc.fgv.br/relacoesinternacionais/arabworldschool/registration, além de elaborar uma carta explicando como acredita que o curso irá beneficiá-lo. As inscrições serão avaliadas pela coordenação do Centro de Relações Internacionais, que irá entrar em contato com todos os candidatos para informar sobre a aprovação no curso. No total, há 50 vagas disponíveis para o evento. De acordo com a FGV, as aulas serão ministradas em inglês. As despesas de transporte e acomodação são por conta do aluno.

Serviço

Escola sobre História e Política do Mundo Árabe 2011
De 31 de agosto a 02 de setembro
Centro de Relações Internacionais da FGV
Tel.: +55 21 3799-5605
Site: www.cpdoc.fgv.br/ri
E-mail: ri@fgv.br

Publicações relacionadas