São Paulo – Bahrein e Emirados Árabes Unidos estão entre os países que enviaram condolências ao Brasil em razão da tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul desde a última semana. Em nota divulgada pela agência de notícias estatal WAM, os líderes dos Emirados enviaram mensagens ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, enviou uma mensagem de condolências pelas vítimas em decorrência das chuvas, inundações e deslizamentos e desejou também uma rápida recuperação a todos os feridos. Até a manhã desta terça-feira (7), segundo dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 90 pessoas morreram em decorrência das chuvas, com mais quatro mortes a serem confirmadas, 132 estavam desaparecidos e 361 feridos. Havia 203,8 mil pessoas fora de suas casas, sendo que, dessas, 155,7 mil estavam em residências de parentes e amigos, e 48,1 mil, em abrigos.
Leia mais:
Rio Grande do Sul: 5º maior exportador a islâmicos
O vice-presidente, primeiro-ministro e governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, e o vice-presidente, vice-primeiro-ministro e presidente da Corte Presidencial, Mansour bin Zayed Al Nahyan também expressaram seus sentimentos ao governo brasileiro. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Bahrein expressou a “simpatia e solidariedade” do Reino Barenita pelas vítimas das enchentes e deslizamentos de terra decorrentes das chuvas.
Apoio dos vizinhos do Brasil
Vizinhos do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela expressaram sentimentos e ofereceram apoio. A Argentina colocou à disposição do governo brasileiro especialistas em logística, cães farejadores, um avião de transporte militar de pessoas equipamentos, três helicópteros, equipamentos e profissionais de saúde, embarcações e duas plantas produtoras de água potável. O Uruguai enviou um helicóptero da sua força aérea para ajudar nos resgates de pessoas.
Mais mensagens
Diversos outros países enviaram ao Brasil mensagens de apoio, entre eles Chile, Itália, Portugal, Benin e o Vaticano pela voz do Papa Francisco que, na sua última Súplica de São Pedro, no domingo (5), assegurou sua “oração pelas populações atingidas por grandes inundações”. Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley afirmou que está “profundamente triste pela situação dos gaúchos” e dedicou ao estado sua “empatia e solidariedade”. Mais informações estão disponíveis aqui.