Débora Rubin
debora.rubin@anba.com.br
São Paulo – A onda por uma alimentação mais saudável, uma vida mais leve e por um mundo menos poluído tem feito com que a rede Mundo Verde cresça cada vez mais no Brasil e, agora, também fora do país. A loja, que oferece alimentos naturais, cosméticos, e produtos esotéricos, foi fundada em 1987, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Hoje, 20 anos depois, a rede tem 108 lojas, incluindo a que abriu em Luanda, Angola, em março. É a primeira loja internacional da rede. Segundo Jorge Eduardo Antunes, sócio e diretor da empresa, foi um empresário angolano que procurou a Mundo Verde com o interesse de abrir uma franquia no país africano. "Em apenas um mês, já é um sucesso total", diz Jorge.
Agora, a empresa já está em negociações adiantadas com interessados de outros países como Portugal, El Salvador e Emirados Árabes Unidos. "Dubai é um grande e promissor mercado para nós", diz o diretor. "O desejo por uma vida mais saudável é um fenômeno mundial. Até os governos estão interessados em preservar o meio ambiente. Por isso, a tendência é crescermos cada vez mais fora do Brasil."
A meta da Mundo Verde é abrir dez lojas por ano até 2010 – e esse número inclui novas lojas no exterior. No Brasil, o principal mercado é o estado do Rio de Janeiro, onde a rede possui 78 lojas. Jorge Eduardo e sua irmã Isabel Maria Antunes Joffe, sócios e criadores do negócio, trabalham desde 1993 com o sistema de franquia. Apenas a primeira loja, a de Petrópolis, pertence à dupla. "Quando criamos o negócio, em 87, já queríamos trabalhar com franquias", conta o sócio-diretor. A primeira loja franqueada foi em Nova Friburgo (RJ). Em 2006, o faturamento da rede bateu em R$ 60,1 milhões – 13,4% a mais que em 2005.
Para ser um franqueado da rede é preciso pensar verde. Ou seja, é necessário estar de acordo com os princípios da empresa: oferecer qualidade de vida, consumo responsável e sustentabilidade. "Nosso grande desafio é continuar crescendo mas sem apagar a chama que deu origem ao nosso negócio", diz Jorge. Até hoje, 90% dos que procuram a rede para se candidatar a franqueado são clientes da loja. "Ou seja, já têm o espírito do negócio. Não entram nisso apenas para ganhar dinheiro, mas querem contribuir para uma sociedade melhor".
Todos os vendedores das lojas são treinados para dar informações nutricionais sobre os produtos oferecidos e dicas de bem-estar. O site também oferece dicas nessa linha e a rede ainda conta com o "Alô Nutricionista", um serviço telefônico para o cliente saber as qualidades dos alimentos e dicas de preparo. O site recebe, em média, 50 mil visitas por mês e é um dos principais canais de comunicação com a clientela. Foi por meio do site que os empresários perceberam que havia demanda para uma loja em Angola. "Muitos angolanos visitam nossa página", explica Jorge.
A papinha das crianças
A história da Mundo Verde tem uma origem curiosa. Tudo começou como uma preocupação de mãe. No início dos anos 80, Isabel Maria vivia nos Estados Unidos, para onde seu marido havia sido transferido. Para fugir da alimentação fast-food típica do país, ela começou a pesquisar sobre nutrição, alimentação vegetariana e medicina natural para oferecer um cardápio mais saudável para seus filhos.
Como era dona de casa, mergulhou a fundo em cursos e pesquisas sobre o tema, foi conhecer lojas de produtos naturais e colocou a comida natural, ou "natureba", como era chamada à época, na mesa de casa. Até o irmão, Jorge Eduardo Antunes, que também morava lá, aderiu. Quando voltaram, os irmãos decidiram abrir uma loja inspirada nas americanas que eles freqüentavam enquanto viviam lá. "Mas acabou ficando muito melhor do que aquelas", conclui Jorge.
Saiba mais
www.mundoverde.com.br