Da redação
São Paulo – O município paulista de São Carlos está promovendo uma série de atividades neste mês de março para homenagear a imigração árabe. As ações fazem parte da comemoração dos 150 anos do município, que tem forte presença de árabes e descendentes. Hoje (13) pela noite será aberta a exposição Amrik – Presença Árabe na América do Sul. A mostra poderá ser vista até o dia 22 de março no bloco E1 da Escola de Engenharia de São Carlos, no campus 1 da Universidade de São Paulo.
A exposição é uma iniciativa pelo Itamaraty para a Cúpula dos Países Árabes e América do Sul, que ocorreu em maio de 2005, em Brasília, e está sob a guarda do Instituto de Cultura Árabe (Icarabe). Ela traz imagens de fotógrafos da América do Sul, convidados a realizar um ensaio sobre aspectos da presença árabe em seus países. As atividades estão sendo chamadas por São Carlos de "Festa das Nações: a contribuição da cultura árabe".
Também está ocorrendo no município um ciclo de palestras sobre a cultura árabe, que começou no dia 08 de março e segue até o dia 28 de março. No começo do mês, no dia 02 de março, foi feita uma sessão solene de homenagem aos imigrantes árabes na Câmara Municipal de Vereadores do município. Também ocorreram atividades como festas, feira de artesanato e apresentações de cantores de música árabe e de dança do ventre. Amanhã (14), às 19 horas, será aberta uma outra exposição, chamada "A presença da cultura árabe em São Paulo", na Estação Cultura.

