São Paulo – O Museu do Futebol (foto acima) vai exibir os jogos da Copa do Mundo 2018 e está convidando as comunidades de descendentes que vivem no Brasil para assistirem as partidas dos seus países no local. O museu fica no Estádio do Pacaembu, na capital paulista, e mostrará em telão os jogos da Copa que ocorrerem de terça-feira a domingo. Nas segundas-feiras o museu é fechado.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apoia o projeto. A entidade vai divulgar a iniciativa e fornecer quitutes árabes para serem consumidos durante o jogo de abertura do campeonato, entre a Arábia Saudita e Rússia, na quinta-feira (14), às 12h. Entre os árabes também competem as seleções do Egito, Tunísia e Marrocos.
Depois da primeira partida do torneio com os sauditas, na sexta-feira (15), às 9 horas, jogam Egito e Uruguai. No mesmo dia, às 12h, o Marrocos enfrenta o Irã. A Tunísia joga dia 18, às 15 horas, com a Inglaterra, mas por ser uma segunda-feira, a partida não será exibida no museu. Esses são os primeiros jogos de equipes árabes na Copa (confira tabela completa da fase de grupo abaixo).
O diretor executivo do ID Brasil, organização social responsável pela gestão do Museu do Futebol, Eric Klug, acredita que as comunidades árabes têm interesse em futebol e vão querer ver os jogos no museu. Ele lembra que há muito trânsito de técnicos e jogadores brasileiros para os países árabes e que a Copa do Mundo de 2022 será em um país árabe, o Catar.
Klug afirma que o futebol, assim como a música e outras manifestações culturais, aproxima as pessoas de forma muito imediata. “Será uma ótima oportunidade de congraçamento pelo futebol entre nações e culturas”, afirmou ele.
O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, também acredita no futebol como um fator de integração. “Temos uma comunidade árabe expressiva aqui e o futebol é um elemento de integração importante”, afirmou Hannun para a ANBA, lembrando que o esporte é prestigiado tanto no Brasil quanto nos países árabes. Segundo ele, faz parte da linha de ação da Câmara promover e apoiar atividades culturais e esportivas, além das econômicas.
O Museu do Futebol buscou o apoio da Câmara Árabe para a parceria nos jogos que envolvem equipes árabes e está em contato com outras entidades e representações diplomáticas de outras nações no Brasil. O objetivo é ter o apoio delas para levar as comunidades ligadas aos seus países até o Museu do Futebol durante os jogos.
De acordo com Klug, há conversas com Alemanha, México, Portugal e Inglaterra. A proposta do Museu do Futebol é que, além de levarem suas comunidades para ver os jogos, as entidades ou consulados façam algum tipo de ação, como, por exemplo, servirem suas comidas típicas.
O Museu do Futebol também promove, em função da Copa do Mundo, a exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”. A mostra ocorre de 5 de junho a 9 de setembro e comemora o 60º aniversário do primeiro título da seleção brasileira em uma Copa do Mundo, em 1958.
Com instalação audiovisual interativa, a exposição lembra as disputas desde 1958 até os tempos atuais. Uma projeção especial no túnel do antigo vestiário do Estádio do Pacaembu simula a partida da vitória há 60 anos, com trechos de diferentes tevês europeias e locuções de rádio do jogo no Brasil.
Não é cobrada taxa específica dos visitantes verem os jogos, mas é preciso pagar o ingresso de entrada do museu, que custa R$ 12 a inteira e R$ 6 meia. A entrada é gratuita para alguns grupos, como escolas, mas é preciso agendar a visita. O Museu do Futebol funciona de terça a domingo das 9h às 18h (bilheteria até 17h).
Serviço:
Confira dias e horários de jogos com times árabes na Copa do Mundo 2018
que serão exibidos no Museu do Futebol (na fase de grupos)
Quinta-feira, 14 de junho
12h – Arábia Saudita X Rússia
Sexta-feira, 15 de junho
9h – Egito X Uruguai
12h – Marrocos X Irã
Terça-feira, 19 de junho
15h – Egito X Rússia
Quarta-feira, 20 de junho
9h – Marrocos X Portugal
12h – Arábia Saudita X Uruguai
Sábado, 23 de junho
9h – Tunísia X Bélgica
Quinta-feira, 28 de junho
15h – Tunísia X Panamá
Mais informações:
https://www.museudofutebol.org.br/