Museu do Futebol exibe jogos árabes da Copa

Espaço que fica no Estádio do Pacaembu vai transmitir em telões todos os jogos da Copa do Mundo 2018 que ocorrerem entre terça-feira e domingo. Câmara Árabe apoia iniciativa e levará quitutes para a partida de abertura na quinta-feira, com Arábia Saudita e Rússia.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O Museu do Futebol (foto acima) vai exibir os jogos da Copa do Mundo 2018 e está convidando as comunidades de descendentes que vivem no Brasil para assistirem as partidas dos seus países no local. O museu fica no Estádio do Pacaembu, na capital paulista, e mostrará em telão os jogos da Copa que ocorrerem de terça-feira a domingo. Nas segundas-feiras o museu é fechado.

A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apoia o projeto. A entidade vai divulgar a iniciativa e fornecer quitutes árabes para serem consumidos durante o jogo de abertura do campeonato, entre a Arábia Saudita e Rússia, na quinta-feira (14), às 12h.  Entre os árabes também competem as seleções do Egito, Tunísia e Marrocos.

Depois da primeira partida do torneio com os sauditas, na sexta-feira (15), às 9 horas, jogam Egito e Uruguai. No mesmo dia, às 12h, o Marrocos enfrenta o Irã. A Tunísia joga dia 18, às 15 horas, com a Inglaterra, mas por ser uma segunda-feira, a partida não será exibida no museu. Esses são os primeiros jogos de equipes árabes na Copa (confira tabela completa da fase de grupo abaixo).

O diretor executivo do ID Brasil, organização social responsável pela gestão do Museu do Futebol, Eric Klug, acredita que as comunidades árabes têm interesse em futebol e vão querer ver os jogos no museu. Ele lembra que há muito trânsito de técnicos e jogadores brasileiros para os países árabes e que a Copa do Mundo de 2022 será em um país árabe, o Catar.

Klug afirma que o futebol, assim como a música e outras manifestações culturais, aproxima as pessoas de forma muito imediata. “Será uma ótima oportunidade de congraçamento pelo futebol entre nações e culturas”, afirmou ele.

O presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, também acredita no futebol como um fator de integração. “Temos uma comunidade árabe expressiva aqui e o futebol é um elemento de integração importante”, afirmou Hannun para a ANBA, lembrando que o esporte é prestigiado tanto no Brasil quanto nos países árabes. Segundo ele, faz parte da linha de ação da Câmara promover e apoiar atividades culturais e esportivas, além das econômicas.

O Museu do Futebol buscou o apoio da Câmara Árabe para a parceria nos jogos que envolvem equipes árabes e está em contato com outras entidades e representações diplomáticas de outras nações no Brasil. O objetivo é ter o apoio delas para levar as comunidades ligadas aos seus países até o Museu do Futebol durante os jogos.

De acordo com Klug, há conversas com Alemanha, México, Portugal e Inglaterra. A proposta do Museu do Futebol é que, além de levarem suas comunidades para ver os jogos, as entidades ou consulados façam algum tipo de ação, como, por exemplo, servirem suas comidas típicas.

O Museu do Futebol também promove, em função da Copa do Mundo, a exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”. A mostra ocorre de 5 de junho a 9 de setembro e comemora o 60º aniversário do primeiro título da seleção brasileira em uma Copa do Mundo, em 1958.

Com instalação audiovisual interativa, a exposição lembra as disputas desde 1958 até os tempos atuais. Uma projeção especial no túnel do antigo vestiário do Estádio do Pacaembu simula a partida da vitória há 60 anos, com trechos de diferentes tevês europeias e locuções de rádio do jogo no Brasil.

Não é cobrada taxa específica dos visitantes verem os jogos, mas é preciso pagar o ingresso de entrada do museu, que custa R$ 12 a inteira e R$ 6 meia. A entrada é gratuita para alguns grupos, como escolas, mas é preciso agendar a visita. O Museu do Futebol funciona de terça a domingo das 9h às 18h (bilheteria até 17h).


Serviço:

Confira dias e horários de jogos com times árabes na Copa do Mundo 2018
que serão exibidos no Museu do Futebol (na fase de grupos)

Quinta-feira, 14 de junho
12h – Arábia Saudita X Rússia

Sexta-feira, 15 de junho
9h – Egito X Uruguai
12h – Marrocos X Irã

Terça-feira, 19 de junho
15h – Egito X Rússia

Quarta-feira, 20 de junho
9h – Marrocos X Portugal
12h – Arábia Saudita X Uruguai

Sábado, 23 de junho
9h – Tunísia X Bélgica

Quinta-feira, 28 de junho
15h – Tunísia X Panamá

Mais informações:
https://www.museudofutebol.org.br/

Museu do Futebol

Publicações relacionadas