Randa Achmawi
Cairo – O Egito vai ganhar um novo museu. O país árabe está construindo, no Parque Al-Azhar, no Cairo, um museu que vai resgatar a história e a religião da capital do país árabe. Ele vai se chamar Primeiro Museu da Cidade do Cairo e servirá para dar uma idéia da evolução da cidade. O museu ficará em uma área de quatro mil metros quadrados e terá dois andares, onde serão expostas mil peças de diferentes períodos históricos, principalmente o islâmico.
"A maior parte das peças pertence ao período islâmico, mas o museu também terá peças das épocas faraônica e copta", explica Seif Al-Rachidi, coordenador do Museu na Organização Agha Khan para a Cultura. O projeto é levado adiante pela Organização Agha Khan para a Cultura e pelo Conselho Supremo das Antiguidades.
O comitê encarregado do projeto ainda está buscando, país afora, os objetos que serão expostos no local. Parte deles deverá vir de outros museus. As peças faraônicas virão principalmente de trabalhos de escavação arqueológica da região de Matarya, na periferia do Cairo. Objetos vindos de escavações feitas na Cidadela, área histórica da capital egípcia, também serão expostas no museu.
De acordo com Abdel-Khaleq Mokhtar, diretor-geral dos monumentos do Sul do Cairo, a fundação do museu tem como propósito mostrar o desenvolvimento urbano e cultural do Cairo através dos séculos. O museu oferecerá aos visitantes dados informativos, educacionais e lúdicos sobre a cidade. "Com a criação deste museu, o visitante poderá conhecer de perto a história e as circunstâncias da construção da grande Muralha do Cairo, durante o período Ayubita", acrescenta Mokhtar.
O museu deve atrair tanto turistas estrangeiros como os próprios habitantes do Cairo. Ele vai ser adequado para diversas faixas etárias e se servirá de novas tecnologias para atrair turistas. De acordo com Seif Al-Rachidi, o museu utilizará, por exemplo, recursos audiovisuais. De acordo com Al-Rachidi, a história da cidade do Cairo, documentada com mapas, explicações em diversas línguas com textos de historiadores e viajantes de diversas épocas, será projetada em telas gigantes que deverão ser instaladas ao longo da muralha Ayubita, que fica no parque.
O museu está sendo construído na parte norte do jardim de Al-Azhar perto da Muralha Ayubita. O Parque Al-Azhar, que já tem uma bela vista para a cidade, terá um papel importante na temática do museu.