Geovana Pagel, enviada especial
Rio de Janeiro – O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos Oliveira, se mostrou muito otimista em relação ao momento vivido pela economia brasileira. "O aumento do PIB em 4% no primeiro semestre nos enche de expectativa. Significa mais emprego, mas produção na indústria e mais vendas no comércio", afirmou Oliveira, durante a abertura da Expo Abras – 34ª Feira Internacional de Produtos e, Serviços e tecnologia e Equipamentos para Supermercados e 38ª Convenção Nacional de Supermercados.
De acordo com Oliveira, o setor tem mais de 72 mil lojas em todos os estados do país, gera 740 mil empregos diretos e fatura anualmente R$ 90 bilhões, o equivalente a 6% do PIB nacional. Oliveira ressaltou o quanto a redução da Cofins dos produtos da cesta básica foi importante para o setor. "A redução da carga tributária é vital para a melhora da economia. É preciso fazer que os impostos incidam sobre a renda e não sobre a cadeia produtiva", avaliou.
O Ministro do Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, destacou que desde junho de 2004 as vendas de bens duráveis e agora de alimentação vêm num crescente.
Já o vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, voltou a falar da necessidade da redução das taxas de juros. "Os juros entravam o crescimento do país. Nunca houve maior transferência de valores para o sistema bancário", afirmou.
O vice-presidente ressaltou ainda a importância da internacionalização da feira, garantida nos últimos anos. "A
participação de empresários da China, Polônia, México e países árabes, demonstra o quanto o crescimento do setor vem atraindo empresários do mundo inteiro", disse.