Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – O vice-presidente de relações internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e professor da Universidade de São Paulo (USP), Helmi Mohammed Ibraim Nasr, foi convidado para participar da 1ª Reunião do Conselho Executivo do Encontro de Eruditos e Pensadores Muçulmanos, promovida pela Liga Islâmica Mundial. Ele será o único representante da América Latina.
O encontro, que será realizado entre os dias 12 e 15 de novembro, em Meca, cidade sagrada do islamismo, tem como objetivo discutir os problemas da sociedade islâmica atual. No total, serão 21 pensadores muçulmanos do mundo todo que fazem parte do Conselho Executivo. A maioria é composta por autoridades máximas religiosas, como xeques da Jordânia, Indonésia, Uzbequistão, Irã, Paquistão, Turquia, Síria, Kuwait, Líbano, Índia, Áustria, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Bósnia, França, Argélia, Sudão, Egito, Marrocos e Nigéria.
De acordo com Nasr, o conselho executivo é uma academia de sábios muçulmanos e essa é a primeira vez que ela conta com um integrante da América Latina. Nasr nasceu no Egito, mas mora no Brasil desde 1962 e é naturalizado. "Vamos discutir os problemas do mundo islâmico e quais soluções podem ser tomadas", disse. Segundo o professor, entre os problemas que serão discutidos está o original valor da cultura islâmica, que com o passar dos anos foi se modificando. "Alguns querem seguir critérios americanos, outros britânicos, mas nós queremos seguir o critério original do islamismo. Vamos discutir soluções para voltar à cultura original, que vem do Alcorão", afirmou.
Nasr foi escolhido, no início deste ano, pela Liga Islâmica para fazer parte do conselho em função da sua atuação na difusão da religião e cultura muçulmana no Brasil. O professor traduziu o Alcorão, livro sagrado do islamismo, do árabe para o português, versão reconhecida pela Liga. O Alcorão em português, que foi impresso no Complexo Rei Fahd, em Medina, na Arábia Saudita, foi lançado em outubro de 2005.
Além do Alcorão, Nasr também é autor do primeiro dicionário árabe-português, editado pela Câmara Árabe e lançado durante a Cúpula de Países Árabes e Sul-Americanos, em maio de 2005. Ele traduziu ainda, do português para o árabe, o livro "Novo Mundo nos Trópicos", do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre. Nasr também é o fundador do departamento de Língua Árabe da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Entre os participantes do Conselho Executivo do Encontro de Eruditos e Pensadores Muçulmanos estão Ahmad Mohamed Hilaiel, juiz dos juízes da Jordânia; Mohamed Saied Tantáui, membro do Conselho Superior de Mesquitas e xeque da Mesquita de Al-Azhar, do Egito; Ahmad Jaballa, diretor do Instituto Europeu de Ciências Humanas, da França; Suheib Hassan Abdel-Ghaffár, presidente do Conselho da Doutrina Islâmica da Grã-Bretanha; Mahmud Ahmad Gházi, presidente da Universidade Islâmica de Islamabad, do Paquistão; e Badr Al-Hassan Al-Qássemi, vice-presidente da Academia de Teologia Islâmico-Indiana.

