A Sial Middle East é destaque do Boletim da ANBA desta quarta-feira (12). A feira do ramo de alimentos e bebidas foi realizada esta semana em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com participação de 14 empresas brasileiras em pavilhão organizado pelo Ministério da Agricultura, com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Itamaraty e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A enviada especial Isaura Daniel conta que produtos apresentados por duas destas companhias ficaram entre os finalistas do prêmio Sial Inovação, uma tapioca express da marca Da Terra, exposta pela AE Negócios Internacionais, e um smoothie de açaí com a Marca Brazilian Habibi (foto acima), da ABN8 Trading. Os ingredientes típicos foram o ponto alto do estande do Brasil.
O mostra rendeu negócios de cara para alguns expositores, como Marlucia Martire, da Trading ALM Brazil. Ela fechou com importador dos Emirados contrato de envio de um contêiner de pimenta-do-reino por mês durante um ano, e de outro comprador recebeu encomenda de um contêiner com café, castanha-de-caju e castanha-do-Pará.
Logo no início, o estande nacional recebeu a visita do vice-primeiro-ministro dos Emirados, Mansour Bin Zayed Al Nahyan, que disse ao embaixador brasileiro em Abu Dhabi, Fernando Igreja, também presente na feira, que seu país quer investir no setor agrícola privado do Brasil.
E mesmo sendo grandes importadores de alimentos, os países árabes do Golfo são também produtores. Tâmaras, leite de vaca e de camela, legumes, verduras, frango, mel e alimentos industrializados são alguns dos itens oferecidos por companhias da região. É a comida que vem do deserto!