Tapioca e bebida de açaí finalistas de prêmio em Abu Dhabi

Os produtos foram levados para a feira Sial Middle East pelas empresas AE Negócios Internacionais e ABN8 Trading e foram finalistas no prêmio de produtos inovadores da feira.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

Abu Dhabi – Uma tapioca express comercializada pela empresa de comércio exterior AE Negócios Internacionais e um smoothie de açaí da ABN8 Trading ficaram entre os finalistas do prêmio Sial Inovação, da feira Sial Middle East, que ocorreu de segunda (10) a quarta-feira (12), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. As duas empresas foram expositoras na mostra juntamente com um grupo de 14 companhias brasileiras, em um espaço organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A tapioca levada pela AE Negócios Internacionais na feira é um produto express da marca Da Terra, que já vem com os discos de tapioca prontos, e só precisam ser aquecidos no micro-ondas antes do consumo. A empresa, que presta serviços em comércio exterior e tem sede em Natal, no Rio Grande do Norte, levou para a Sial Middle East também outros produtos tipicamente brasileiros como a massa de tapioca tradicional, castanha-de-caju, pasta de castanha-de-caju e açaí, além da flor de sal, este último cristais de sal retirados artesanalmente do mar e muito utilizados para finalizar pratos.

Cibelle na Sial Middle East: busca de negócios

Nas últimas horas da feira, no estande da AE Negócios Internacionais, uma das sócias da empresa, Cibelle Bastos, se mostrava feliz com a premiação e os resultados obtidos na mostra. Cibelle deixou negócios bem alinhavados com importadores dos Emirados e da Índia, para os quais falta apenas uma negociação de preços com as empresas para as quais trabalha. A empresa de comércio exterior participou das rodadas de negócios promovidas pela organização da feira e Cibelle afirma que 80% das visitas no estande vieram deste contato.

A ABN8 é uma trading, mas também tem produtos próprios. A empresa criou uma marca para o Oriente Médio, a Brazilian Habibi, e a bebida de açaí, finalista da premiação, é um dos itens sob esse nome. A ABN8 Trading também tem entre seus produtos com a marca Brazilian Habibi o creme de açaí congelado com morango, banana ou guaraná, e a água de coco. A empresa possui escritório na Zona Franca de Jebel Ali (em Dubai) e licença para operar como trading nos Emirados, segundo Nader Khorrami (foto de abertura), da área de comércio exterior da ABN8 Trading.

Khorrami conta que a empresa já exportou açaí para os Emirados Árabes Unidos, mas participou da Sial Middle East em busca de novas oportunidades. De acordo com ele, os contatos realizados na mostra não foram muitos, mas todos de empresas interessantes. Khorrami acredita que sairá negócio destes relacionamentos estabelecidos, principalmente na área de açaí. A ABN8 Trading fica na capital paulista.

O Mapa promoveu a participação brasileira na feira com apoio do Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

Isaura Daniel/ANBA
Isaura Daniel/ANBA

Publicações relacionadas