Saiba no Boletim da ANBA desta sexta-feira (24) que o governo do estado de São Paulo decidiu abrir um escritório comercial em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A inauguração está prevista para fevereiro de 2020. Entre os objetivos da inciativa estão atrair interessados para o programa de desestatização do governo paulista e promover as exportações do estado ao país árabe. “Para São Paulo, isso tem uma função estratégica, porque quatro dos cinco maiores fundos [soberanos] do mundo estão nos Emirados Árabes”, disse o governador João Doria Júnior (C., na foto), em coletiva de imprensa. “Esse escritório, sem dúvida nenhuma, vai criar oportunidade para que mais empresas dos Emirados Árabes Unidos possam investir em São Paulo”, acrescentou o cônsul-geral dos Emirados em São Paulo, Ibrahim Salem Humaid Ali Alalawi (esq., na foto). Confira os detalhes em reportagem de Thais Sousa.
Leia também que o Escritório Econômico e Comercial do Egito em São Paulo vai trazer para a feira Fispal Food Service marcas egípcias de alimentos como conservas, azeite, azeitona, tâmaras, sucos, ervas, especiarias e frutas secas. A mostra ocorre de 11 a 14 de junho, na capital paulista. “Esta participação tem uma importância específica, uma vez que o acordo de livre-comércio entre o Egito e o Mercosul entrou em vigor há dois anos e isso abre as portas para muitas outras oportunidades comerciais”, afirmou o cônsul Mohamed ElKhatib, chefe do escritório. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira estará presente no estande dando apoio institucional e divulgando informações sobre alimentos árabes.
Conheça ainda a história da Brazfoods, trading que exporta açaí do Brasil ao Kuwait, Arábia Saudita e Emirados. A empresa é fruto de uma parceria entre o brasileiro Marcelo Gurgel Prado e o kuaitiano Sabah Al-Sabah, que se conheceram num curso de MBA na Espanha, se tornaram amigos e sócios. Quem conta é a repórter Bruna Garcia.