Sharjah – A árabe Bodour Al Qasimi, fundadora de um projeto que ajuda mulheres a vencerem as barreiras da carreira por questões de gênero, o PublisHer, falou na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que ocorreu entre os dias 01 e 10 de setembro. Al Qasimi pertence à família que governa Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com notícia publicada na Emirates News Agency (WAM), na palestra, Al Qasimi pediu que as mulheres do setor do Brasil se unam, encontrem força nos números e denunciem a discriminação no local de trabalho. Foi o segundo evento da PublisHer no Brasil, após lançamento do projeto em São Paulo no ano passado.
“Não tolerem nenhuma forma de discriminação nem a estimulem com o silêncio. Falem, levantem-se e compartilhem sua voz. Pode ser desafiador, mas esse é o processo. Nenhuma mudança real acontece sem sacrifício”, disse ela no painel, do qual participou também a jornalista Talita Facchini, do site PublishNews. Bodour acrescentou que há poder na dinâmica de grupo. “Trabalhem juntas, se apoiem e criem redes fortes e de apoio”. Na foto de abertura, Talita (direita) com Al Qasimi (esquerda).
O PublisHer fincou sua bandeira no Brasil em julho de 2022 com um evento em São Paulo que sinalizou a intenção de Al Qasimi de expandir para mais mercados latino-americanos. Descrevendo o motivo que a levou a fundar o PublisHer em 2019, Al Qasimi disse que se recusava a aceitar que o setor editorial mundial, cuja força de trabalho é predominantemente feminina, fosse desproporcionalmente dirigido por homens.
“Fiquei impressionada com as semelhanças nas histórias que ouvimos da África, Ásia, Oriente Médio, América Latina e América do Norte, o que confirmou que estávamos enfrentando uma cultura global de injustiça”, disse ela.
O programa da Bienal do Livro continuou com um debate moderado por Talita Facchini com representantes de sete editoras. Depois da palestra, o grupo visitou os estandes da Bienal com Martha Ribas, que atua na curadoria do evento. Al Qasimi também organizou um jantar da PublisHer no Rio de Janeiro para editoras brasileiras se conectarem, trocarem ideias e falarem abertamente sobre colaborações para empoderar mulheres.
Al Qasimi é presidente da Universidade Americana de Sharjah e lidera vários empreendimentos no emirado de Sharjah, entre eles o Centro de Empreendedorismo do emirado e o Grupo Kalimat, da área editorial. Ela é fundadora da Associação de Editoras dos Emirados e tem alto envolvimento na difusão da cultura e dos livros no seu país.