São Paulo – A Nossa Caixa lançou ontem (19) uma linha de crédito conveniada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) para financiar a compra de máquinas e novos equipamentos, incluindo ônibus e caminhões. A linha, chamada de BNDES PSI (Programa de Sustentação do Investimento), vai oferecer acesso a empréstimos do BNDES com taxas a partir de 4,5% ao ano e prazo máximo de pagamento de até dez anos. O valor mínimo financiável é de R$ 30 mil.
Além dessa linha de crédito, a Nossa Caixa – adquirida recentemente pelo Banco do Brasil – também anunciou uma linha de capital de giro para as empresas, chamada de PEC (Programa Especial de Crédito) BNDES, o cartão BNDES para a aquisição de bens e a linha de financiamento BNDES PSI Finame Agrícola, destinada à aquisição de máquinas e equipamentos para o setor.
“A linha de financiamento para máquinas agrícolas, com 4,5% de juros, é extremamente favorável”, afirmou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Luiz Aubert Neto, o oferecimento dessas linhas de crédito é um “oxigênio e um sangue na veia” para o setor, que continua sentindo os efeitos da crise econômica mundial.
“O setor como um todo ainda está em crise, e o setor agrícola é um dos mais afetados. A queda do faturamento no primeiro semestre no setor de máquinas agrícolas foi de 53%. Então, a crise ainda está muito forte para a gente. Estamos sentindo que, mês a mês, está parando de piorar. Mas está muito longe da gente recuperar”, afirmou Aubert Neto.