Novo campo do Bahrein tem 80 bilhões de barris de petróleo

País árabe anunciou nesta quarta-feira (4) os volumes estimados em reserva descoberta recentemente.

Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br

São Paulo – O Bahrein, país árabe do Golfo, anunciou nesta quarta-feira (04) que sua mais recente descoberta de petróleo é de 80 bilhões de barris. A notícia foi publicada na agência de notícias oficial do país, a Bahrein News Agency, e nos sites locais, após coletiva de imprensa do ministro do Petróleo do Bahrein, Mohammed bin Khalifa Al-Khalifa (foto).

De acordo com Khalifa, ainda está em estudo a quantidade de petróleo recuperável da reserva. A descoberta foi informada no domingo, mas sem detalhes sobre os volumes. O campo também tem entre 10 e 20 trilhões de pés cúbicos de gás.

A nova reserva supera o atual campo de petróleo do Bahrein – cuja descoberta foi em 1932 – e é uma das maiores descobertas de novos hidrocarbonetos no Golfo, segundo a imprensa local. A novidade também deve trazer alívio para as finanças do país árabe.

O campo está dentro da Bacia Khalif Al-Bahrein – que tem dois mil quilômetros quadrados – em águas rasas da costa oeste do Bahrein, próximo de um campo já totalmente operacional, o que deve facilitar a exploração. O primeiro poço deverá ser perfurado em agosto.

Nezar Balout/AFP

Publicações relacionadas