São Paulo – O frigorífico Red Cárnica, da Colômbia, começou a exportar para o mercado árabe depois que foi adquirido pela companhia brasileira Minerva Foods, no início deste ano. A empresa colombiana tinha pouca presença internacional, mas está ampliando sua atuação no exterior e passou a vender para a Jordânia em setembro. “A intenção da companhia é elevar o volume das exportações e diversificar ainda mais os mercados, como Egito e Líbano”, disse o diretor de Relações com Investidores da Minerva Foods, Eduardo Puzziello, em entrevista por email à ANBA.
O Red Cárnica também passou a exportar para Rússia, Angola e Peru. Puzziello afirma que a Minerva não definiu um percentual ideal para mercado externo e interno. “Mas levando em consideração o grande potencial do mercado colombiano, entendemos que a Colômbia será uma plataforma comercial mista, com grande exposição tanto ao mercado externo quanto interno, dependendo do cenário de demanda pelos diferentes produtos”, afirmou o diretor de Relações com Investidores.
Sobre a intenção de exportar aos árabes também a partir da Colômbia, Puzziello lembra que a Minerva já é líder em carne kosher e halal exportada do Brasil, Paraguai e Uruguai para o mercado árabe. “O objetivo da companhia é aumentar o foco da exportação para outros mercados do Oriente Médio e Norte da África, assim como já fazemos de outras unidades, e assim aumentar a nossa diversificação comercial”, disse para a ANBA.
A Minerva pretende adotar medidas de produção mais dinâmica para a Red Cárnica, como já tem no parque industrial de toda a companhia e investir para que a planta colombiana seja tão eficiente quanto as outras do grupo. Outra estratégia pensada para o Red Cárnica, segundo Puzziello, é investir para que haja mais licenças de exportação a fim de suprir a demanda mundial, não apenas dos árabes, mas em mercados como Ásia, América do Sul e Europa.
A Minerva anunciou a compra do Red Cárnica em fevereiro e assumiu as operações em agosto. A companhia colombiana é formada pelo frigorífico Red Cárnica e pela empresa Red Industrial, com capacidade de abate e desossa de 850 cabeças de gado por dia. A planta industrial fica no município de Ciénaga de Oro, no departamento de Córdoba, região que é a maior produtora de carnes da Colômbia e tem acesso aos portos de Tolú, Cartagena e Barranquilla.
Puzziello afirma que o potencial de produção da Colômbia está no seu grande rebanho, de cerca de 25 milhões de cabeças, próximo ao tamanho do rebanho da Austrália, e também do acordo de livre comércio que o país tem com os Estados Unidos. O diretor de Relações com Investidores da Minerva acredita que isso pode potencializar as exportações da unidade colombiana, quando forem feitas adequações e certificações necessárias para tal.
A Minerva comprou 100% das ações da empresa colombiana. Quando divulgou o negócio, em fevereiro, a empresa anunciou que o investimento total seria de US$ 30 milhões. O valor previa aquisição dos ativos, além de capital de giro e aportes para ampliação e modernização das instalações da Red Cárnica.