São Paulo – “Há algum tempo venho querendo lhe escrever e responder ao seu último e-mail. Ao mesmo tempo, me parecia melhor conversar com você e dizer o que tenho a dizer de viva voz”. Assim começa a mensagem enviada pelo escritor argelino, radicado na França, Grégoire Bouillier, à sua então namorada, a artista francesa Sophie Calle. “Gostaria que as coisas tivessem tomado um rumo diferente. Cuide de você.” Assim termina a mensagem eletrônica, que serviu para terminar o relacionamento, e virou tema de uma exposição de Sophie. A mostra está no Sesc Pompéia, na capital paulista, desde a última sexta-feira (10) e vai ficar até o dia 7 de setembro.
Sophie montou quase um espetáculo em cima do rompimento amoroso. No Sesc Pompéia é possível ver vídeos de 104 mulheres interpretando a carta que pôs fim ao namoro, além de duas marionetes e uma papagaia, traduções da carta em braile, código Morse, estenografia, código de barras e outras linguagens gráficas, e fotos e vídeos de cantoras e atrizes interpretando a carta. A exposição chama-se "Cuide de Você". “Convidei 107 mulheres, escolhidas de acordo com a profissão, para interpretar a carta do ponto de vista profissional. Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la”, diz Sophie.
Grégoire Bouillier, de 48 anos, o autor da carta, esteve no Brasil no começo do mês, na Feira Literária Internacional de Parati (Flip), no Rio de Janeiro. E Sophie também. Foi a primeira oportunidade na qual os dois se depararam após o e-mail. O encontro ocorreu no palco. Após lerem trechos dos seus livros – os dois são autores – eles discutiram o fim do relacionamento e explicaram como a experiência alimentou os seus projetos artísticos. “A história se encerrou. Hoje tenho um novo amor que me pediu para não transformá-lo em obra de arte. Aceitei, mas não significa que irei obedecer”, disse Sophie.
Um dos livros de Bouillier, L’invité mystère, em português traduzido como “O Convidado Surpresa” foi lançado no Brasil logo após a conferência. O argelino também usou do seu relacionamento para fazer arte, já que conta, na obra, sobre o convite que recebeu para o aniversário de Sophie Calle, que não era sua conhecida. Ela convidou um número de pessoas correspondente à sua idade e mais uma pessoa que não conhecia, simbolizando o ano que estava por vir e que ainda era um mistério.
Os livros do argelino-francês são considerados pela crítica literária como “autoficção”. Além de “O Convidado Surpresa”, cuja edição francesa é de 2004, Bouillier também escreveu Relato Sobre Mim, em 2002, e Cap Canaveral, lançado no ano passado, que trata do encontro entre um escritor maduro e uma jovem admiradora. É o único romance não auto-biográfico. Bouillier nasceu em Tizi-Ouzou, na Argélia. Foi pintor, antes de transformar-se em jornalista e depois em escritor. Com seu primeiro livro, Bouillier venceu o prêmio literário francês Prix de Flore.
Exposição
A exposição de Sophie foi exibida pela primeira vez na Bienal de Veneza, na Itália, em 2007. Também já esteve na França, Canadá e Estados Unidos. Em São Paulo a mostra faz parte das atividades do ano da França no Brasil. “Cuide de você” tem curadoria de Valquíria Prates, que é educadora, escritora e doutoranda na área de ação cultural e mediação pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). A obra pode ser vista de terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos e feriados, das 10h às 20h, na rua Clélia, 93, no bairro Pompéia.