Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A cada dois anos os alunos do Colégio Vértice, de São Paulo, promovem o evento Herança Cultural do Imigrante, que tem como objetivo mostrar ao público as influências de um país ou uma região na formação cultural da nação brasileira. Este ano, o tema escolhido foi "Oriente Médio – construindo a paz através da convivência entre os povos". No dia 23, a escola paulista será palco de diversas apresentações de música, dança, exposição de artesanato e de trabalhos multidisciplinares sobre o tema.
"Queremos mostrar que no Brasil existe uma convivência harmônica entre os povos árabes e judeus e que isso é possível levar como exemplo para o resto do mundo", afirmou a diretora da escola, Walkíria Gattermayr Ribeiro. Segundo ela, todos os alunos do colégio estão trabalhando sobre o tema, desde as crianças da Pré-Escola até os adolescentes do Ensino Médio.
De acordo com Walkíria, não é muito comum aprofundar os estudos sobre países árabes. "Sempre se estuda os países da Europa e da América e um pouco do Egito, então, resolvemos trabalhar o tema com os alunos", disse. Cada classe escolheu um assunto ligado ao Oriente Médio sobre o qual gostaria de se debruçar. O sexto ano do Ensino Fundamental, pr exemplo, criou uma agência de viagens para os países árabes. "Teve um garoto que entrou em contato com a embaixada do Marrocos para obter mais informações sobre os lugares turísticos no país. A embaixada mandou várias informações, o que foi muito gratificante para os alunos", acrescentou Walkíria.
Segundo ela, as atividades desenvolvidas pelos alunos envolveram diversas disciplinas, como História, Geografia, Artes e Informática. Os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, por exemplo, usaram as aulas de Artes para fazer as máscaras dos faraós do Egito, que vão estar expostas no evento junto com os mosaicos e as pipas do Afeganistão, que não é um país árabe, mas está localizado no Oriente Médio.
Os visitantes também vão poder conferir no evento um mapa do Oriente Médio com frutas e especiarias típicas da região; os arabescos (ornamentos árabes geométricos), que renderam uma monografia sobre a cultura árabe para os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental; a edição do Jornal do Oriente Médio feito pelos estudantes do quinto ano; os pratos com vitrais de figuras egípcias e a filmagem de contos adaptados do livro "Mil e Uma Noites" feitas pelos alunos do oitavo ano.
O evento é aberto ao público, não só para os alunos e seus familiares e a entrada é gratuita. "Queremos divulgar para toda comunidade a cultura do imigrante presente no Brasil. O evento é também uma grande integração da convivência pacífica", disse Walkíria.
Além dos trabalhos apresentados pelos alunos, o evento vai contar com uma das maiores celebridades da música árabe no Brasil, o músico Tony Mouzayek. Também na área da música, os visitantes vão poder ouvir de perto o repertório de Sami Bordokan, compositor de peças eruditas árabes e canções folclóricas. Já do lado judaico, o evento também vai contar com o grupo musical Zamarm, que nos últimos anos tem intensificado o trabalho de pesquisa sobre a música judaica nas suas mais variadas expressões.
Quem quiser saborear as tradicionais comidas árabes e judaicas também vai poder se deliciar no Espaço Gourmet. Além disso, o evento vai oferecer produtos típicos da região, como artesanato, tapetes persas, quadros, tecidos, bijuterias, roupas e objetos de decoração, que serão vendidos no local.
31 anos de atuação
O Colégio Vértice também está comemorando seus 31 anos de atuação. No ano passado, a escola obteve pela segunda vez a maior média no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre as escolas do Estado de São Paulo e também foi considerada a segunda melhor escola do Brasil.
Serviço
II Evento Herança Cultural do Imigrante 2007 – Oriente Médio
Data: 23 de setembro
Horário: das 9 às 18h
Local: Colégio Vértice
Endereço: Rua Princesa Isabel em frente ao nº 1036, esquina com rua Vieira de Moraes – Campo Belo
Tel.: (11) 5533 5500
Site: www.colegiovertice.com.br