São Paulo – A Autoridade Pública de Promoção de Investimentos e Desenvolvimento de Exportações de Omã foi uma das entidades ganhadoras do prêmio para promoção de investimentos concedido nesta segunda-feira (29) pela Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), órgão da ONU com sede em Genebra, na Suíça.
A premiação, segundo comunicado da Unctad, é concedida para agências nacionais de promoção de investimentos que obtiveram sucesso na atração de projetos de qualidade, que tenham facilitado o acesso de seus países a cadeias produtivas globais e tenham se beneficiado destas cadeias.
O objetivo da Unctad é dar destaque a iniciativas bem sucedidas na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) voltados às exportações.
“As decisões de investimentos das companhias transnacionais estão cada vez mais ligadas aos padrões de comércio internacional e ao crescimento das cadeias produtivas globais, que hoje contribuem para 80% do comércio global”, diz o comunicado do órgão das Nações Unidas. “Estes investimentos podem ajudar os países a ampliar sua participação nas cadeias globais, atrair atividades com maior valor agregado e melhorar suas exportações”, acrescenta.
Além da agência omani, foram premiadas a Companhia de Promoção da Jamaica e a Agência de Investimentos e Desenvolvimento da Letônia. Segundo a Unctad, estas três entidades conseguiram atrair investimentos estrangeiros diretos “em um ambiente altamente competitivo e contra um cenário global de queda de IED no ano passado”.
“Jamaica, Letônia e Omã conseguiram atrair projetos de IED orientados para exportações em diferentes segmentos da indústria e do setor de serviços, graças a uma abordagem inovadora às companhias transnacionais e do uso eficiente de parcerias público-privadas que envolvem polos de talentos e fornecedores locais”, destaca a agência da ONU.
Uma das empresas multinacionais que atua em Omã é a mineradora brasileira Vale, que tem no país árabe do Golfo uma usina de pelotização de minério de ferro e um terminal marítimo, cujo objetivo é abastecer mercados do Oriente Médio e Ásia.
A premiação ocorre desde 2002. Participaram da última disputa também as agências de promoção de investimentos da República Dominicana, Ilhas Maurício, México, Nicarágua, África do Sul e da Andaluzia, na Espanha.