Mascate – Representado pela empresa Oman Lens, Omã lançou o primeiro satélite próprio registrado em seu nome na Organização Internacional de Telecomunicações (UIT, na sigla em inglês), segundo notícia publicada na agência de notícias estatal Oman News Agency (ONA) nesta segunda-feira (11).
Aprimorado com tecnologias de inteligência artificial (IA), o satélite OL-1 é especializado em sensoriamento remoto e em tecnologias de observação da Terra. A ONA informa que com esse lançamento bem-sucedido, o país se junta oficialmente ao campo da tecnologia espacial.
Segundo a ONA, trata-se do primeiro satélite óptico avançado e desenvolvido localmente em Omã com IA. O OL-1 foi preparado para capturar e analisar imagens de alta resolução em tempo real. Os sensores avançados permitem coletar imagens detalhadas das paisagens, infraestrutura e recursos naturais de Omã, em uma ação mais rápida que a dos satélites tradicionais. Ele monitorará as condições ambientais do país.
Parceria pelo OL-1
O projeto foi o resultado de parceria entre a empresa Star Vision Aerospace e a Mars Development and Investment Company, que forneceram recursos, experiência e suporte técnico para que a “Oman Lens Company” transformasse o projeto em realidade. A iniciativa se alinha com a estratégia de desenvolvimento de Omã, a Visão Omã 2040, que prevê o lançamento de uma constelação de satélites em cinco anos.
Leia também:
Omã busca empresas brasileiras para zonas francas