São Paulo – O Porto de Duqm, em Omã, teve fase de obra de modernização 86% concluída, segundo anúncio feito pela Autoridade Pública das Zonas Especiais e Zonas Francas do país (Opaz) e divulgado na agência de notícias oficial local, a Oman News Agency (ONA).
O projeto englobou fornecimento e instalação de guindastes e pórticos, como parte da segunda parte da implementação de operação comercial no porto, que fica no município de Duqm.
Em agosto do ano passado, a Opaz concedeu à empresa alemã Liebherr o projeto de fabricação, fornecimento, instalação, testes e operação de guindastes e guindastes de pórticos, esses últimos construídos sobre pórticos.
O projeto inclui a instalação de quatro modernos guindastes automatizados para transferir contêineres de navios para o cais do porto, com capacidade de 65 toneladas, além de 12 pórticos de pneus de borracha com capacidade de 41 toneladas.
Os guindastes usam tecnologia 5G e sistemas de fibra ótica para transmissão de dados e controle remoto. Elas têm alto desempenho, com rapidez na movimentação dos contêineres, segundo a ONA. Também há direção inteligente, levantamento e pouso de carga automáticos.