Mascate – Omã, país árabe do Golfo, receberá um dos centros da Indústria 4.0 do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). Um acordo de cooperação sobre o assunto foi assinado nesta segunda-feira (16) pelo WEF com o Ministério dos Transportes, Comunicações e Tecnologia de Omã, apoiado pelo Ministério da Economia local, segundo notícia publicada na agência estatal de notícias, a Oman News Agency (ONA).
Chamado de C4IR, em uma referência ao termo quarta revolução industrial, também usada para denominar a indústria 4.0, o centro será o sexto do tipo estabelecido no Oriente Médio em cooperação com o Fórum Econômico Mundial. Ele também será o 22º do mundo nesse tipo de parceria. Em Omã, o centro industrial deve começar a operar no primeiro trimestre do ano que vem, segundo a ONA.
O centro é uma iniciativa da WEF para impulsionar o desenvolvimento e aplicação de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial (AI) e o blockchain, nos países. Ele opera em rede e em colaboração com governos, empresas, academia e sociedade civil para adoção responsável de tecnologias.
Referência regional
Pelo lado de Omã, o acordo foi assinado pelo subsecretário do Ministério dos Transportes, Comunicações e Tecnologia da Informação para Comunicações e Tecnologia da Informação, Ali Amer Al Shidhani. Segundo ele, trata-se de um passo à frente nos esforços contínuos da pasta para transferir conhecimento e tecnologia e consolidar Omã como um centro regional de tecnologia e inovação.
Leia também:
Omã busca empresas brasileiras para zonas francas