São Paulo – A organização não governamental I Know My Rights (IKMR – ‘Eu Conheço Meus Direitos’, em inglês), em parceira com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), realizará nesta quinta-feira (15) um ato simbólico no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para marcar os sete anos de conflito na Síria. O evento contará com a apresentação do coral infantil Coração Jolie, formado por crianças refugiadas da Síria e de outras nacionalidades.
O ato terá início às 18 horas no Portão 10 do Parque do Ibirapuera e contará com uma oficina para produção de lanternas para simbolizar a importância de trazer luz não só para a guerra na Síria, como também para outros conflitos esquecidos, representado por crianças de diferentes nacionalidades. De acordo com dados da Acnur, 5,6 milhões de sírios estão refugiados nos países vizinhos à Síria, enquanto que outras 6,1 milhões foram deslocadas dentro do próprio país.
Atualmente, as condições enfrentadas pela população civil da Síria são as piores registradas, com 69% da população vivendo em extrema pobreza. Embora a porcentagem de crianças refugiadas na escola tenha aumentado nos últimos anos, 43% dos 1,7 milhão de refugiados sírios em idade escolar ainda não frequentam instituições de ensino.
Serviço
Ato simbólico para marcar os sete anos de conflito na Síria
Quinta-feira (15), 18 horas
Parque Ibirapuera – entrada pelo Portão 10
Programação
15h30: Oficina de Lanternas no Museu Afro-brasileiro
17h30: Concentração em frente ao lago do Ibirapuera
18h00: Abertura oficial e apresentação do coral Coração Jolie
19h00: Encerramento