São Paulo – Aproximadamente um milhão de somalis sofrem as consequências da falta de alimentos, de acordo com informações do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA). A porta-voz do projeto, Elizabeth Byers, afirmou à Rádio ONU nesta sexta-feira (08) que há hoje menos gente em crise alimentar na Somália do que os 3,7 milhões que havia em agosto de 2011 e os 2,1 milhões de 2012.
Pessoas em situação de crise alimentar são aquelas que não têm condições de se alimentar adequadamente, que estão desnutridas ou que precisam se desfazer de seus bens materiais para comprar alimento. Além de conflitos entre facções dentro de seu território, a Somália ainda enfrenta as consequências de uma seca que afetou o país em 2011.
“Ainda precisamos apoiar este um milhão de pessoas porque elas são frágeis e podemos perder todo o ganho obtido até aqui se não mantivermos os esforços [de alimentar estas pessoas] e se não monitorarmos a situação”, afirmou Byers.