São Paulo – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) vai promover na próxima quarta-feira (30) em Genebra, na Suíça, uma reunião sobre a situação dos refugiados sírios no mundo. De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (24) pela agência da ONU, o objetivo de encontro é ampliar nos próximos três anos as opções para os refugiados chegarem a outros países.
Como exemplo de iniciativas neste sentido, o Acnur cita programas de reassentamento, vistos humanitários, patrocínio privado, reunião familiar, bolsas de estudos ou estágio, trabalho e transferências por razões médicas. Para o órgão, trata-se de uma oportunidade para que os governos de diferentes países busquem soluções para esta questão. Só as nações vizinhas a Síria acolhem hoje cerca de 4,8 milhões de refugiados, segundo o Acnur.
A reunião é consequência da conferência realizada em Londres no mês passado com o objetivo de arrecadar recursos para ajuda humanitária na Síria. Está prevista a presença de representantes de 80 países, dez organizações internacionais e 24 organizações não-governamentais.