São Paulo – A ONU pediu nesta quarta-feira (19) o fim da demolição de casas na Cisjordânia, Palestina, por autoridades israelenses. Segundo comunicado da instituição, 22 estruturas foram destruídas esta semana em comunidades de beduínos palestinos nas proximidades de Jerusalém.
“Um total de 22 estruturas foram demolidas em quatro comunidades, deslocando 78 palestinos, incluindo 49 crianças, dos quais a grande maioria deles era de refugiados”, informaram Robert Piper e Felipe Sánchez, representantes de agências da ONU na região, em comunicado. “As implicações dessas demolições são claras. Elas ocorrem paralelas à expansão de assentamentos [israelenses]”, acrescentou Piper.
Segundo nota da ONU, as quatro comunidades fazem parte de 46 localidades na Cisjordânia incluídas em projetos israelenses de transferência de beduínos para outros locais. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, já disse anteriormente que a execução destes planos aumenta os despejos forçados e infringe as obrigações de Israel como força ocupante.