São Paulo – O Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur) e suas agências parceiras divulgaram um comunicado nesta quarta-feira (19) pedindo US$ 1 bilhão em ajuda aos doadores internacionais com o objetivo de ajudar os refugiados sírios na Jordânia, Iraque, Líbano, Turquia e Egito. Atualmente, há 525 mil sírios refugiados nestes países.
“Se estes fundos não chegarem logo, não teremos condições de responder integralmente às necessidades vitais dos civis que fogem da Síria a cada hora, todos os dias. Muitos deles em condições desesperadoras”, afirmou, em nota, Panos Moumtzis, coordenador regional do Acnur para as operações relacionadas aos refugiados sírios. O pedido de US$ 1 bilhão baseia-se em estimativas de que até 1 milhão de refugiados sírios necessitarão de ajuda durante o primeiro semestre de 2013.
Segundo o comunicado do Acnur, o planejamento de 2013 prevê redobrar os esforços de proteção dos refugiados mais vulneráveis, com ênfase em ações comunitárias para as populações que se encontram em periferias urbanas. A maior parte deste trabalho, afirma a nota, é realizada por 43 ONGs incluídas no Plano de Resposta Regional para Refugiados Sírios e cujas necessidades financeiras estão contempladas no pedido feito hoje.