São Paulo – A Organização das Nações Unidas (ONU) promove nesta quinta (03) e sexta-feira (04), em Nova York, um debate de alto nível sobre Migração Internacional e Desenvolvimento. Segundo a entidade, é esperada a participação de representantes de mais de 150 países.
De acordo com comunicado da ONU, entre os temas a serem discutidos estão os benefícios da migração internacional para o desenvolvimento e a redução dos custos econômicos e sociais do fluxo de pessoas. A organização informa que o número de migrantes no mundo passou de 175 milhões de pessoas em 2000 para 232 milhões em 2013.
No evento, será debatido um relatório do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O documento, segundo o comunicado, sugere iniciativas a serem implementadas pelos países para proteção dos direitos dos migrantes, como a adoção de convenções sobre o tema, criação de oportunidades para a migração legal, redução dos custos de remessa de dinheiro de trabalhadores expatriados aos seus países de origem, proteção aos migrantes envolvidos em crises humanitárias – como na Síria -, sensibilização do público sobre a contribuição dos migrantes aos países em que residem e trabalham, eliminação do tráfico de pessoas, entre outras.
“De um ponto de vista global, a migração deve ser reconhecida como uma força positiva para o desenvolvimento. Migrantes trazem uma nova energia e ideias para os lugares onde chegam, contribuindo diretamente para o crescimento econômico. Os migrantes também podem aliviar a pressão causada pelo subemprego nos países de origem e apoiar as economias por meio da transferência de conhecimentos e ideias”, disse o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Wu Hongbo, de acordo com o comunicado.
O debate será transmitido ao vivo pela internet a partir das 10 horas desta quinta-feira, horário de Brasília (GMT -3:00), no site HTTP://webtv.un.org.