São Paulo – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) informou nesta terça-feira que o número de refugiados sírios ultrapassou a marca de 2 milhões. O conflito civil na Síria já dura quase dois anos e meio. De acordo com o Acnur, 1,8 milhão de pessoas deixaram o país em apenas 12 meses.
A agência da ONU informou que 97% dos refugiados estão abrigados em países vizinhos, que precisam de apoio internacional para receber estas pessoas. “O único conforto é a postura humanitária demonstrada pelos países da vizinhança em receber e salvar as vidas de tantos refugiados”, disse o alto comissário da ONU para os refugiados, António Guterres, segundo comunicado do órgão.
O Acnur acrescentou que ministros do Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia terão uma reunião com a agência nesta quarta-feira (04), em Genebra, na Suíça, para tratar da ampliação do apoio internacional aos refugiados. O país que mais recebeu sírios que fogem do conflito é o Líbano, seguido da Jordânia, Turquia, Iraque e Egito. De acordo com a entidade, 52% dos refugiados são menores de 17 anos.
Dentro das fronteiras da Síria, segundo o Acnur, 4,25 milhões de pessoas foram deslocadas pelo conflito. O órgão diz ainda que as agências humanitárias têm apenas 47% dos recursos necessários para atender os refugiados.