Viena – A demanda mundial por petróleo pode aumentar em 1,14 milhão de barris por dia no próximo ano, segundo relatório mensal divulgado nesta quinta-feira (11) pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em Viena, na Áustria. A previsão leva em consideração uma projeção de crescimento da economia global de 3,2% em 2020. As informações são WAM, a agência de notícias estatal dos Emirados Árabe Unidos.
A demanda por petróleo bruto produzido por membros da Opep está prevista em 29,3 milhões de barris por dia no ano que vem, 1,3 milhão de barris diários a menos do a média de 2019. A produção de países que não pertencem à organização, porém, pode crescer em 2,4 milhões de barris por dia em 2020, em comparação com o ano corrente.
De acordo com o relatório, a projeção de aumento da produção de não membros da Opep é baseada nas perspectivas de retirada de gargalos na infraestrutura do setor na América do Norte e de intensificação de novos projetos no Brasil, Noruega e Austrália.
O crescimento da demanda será liderado pelo setor de transportes, segundo a Opep. É esperada também procura forte por parte da indústria petroquímica.