São Paulo – Operadoras de turismo do Brasil estão formando um pool para promover a Tunísia como destino turístico. Um encontro dos representantes das operadoras ocorreu na manhã desta terça-feira (27) na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo.
O tunisiano Slim Fsili está no Brasil há 15 anos e é diretor de uma agência de turismo especializada na Tunísia e outros países do Norte da África, a Gold Experiences. Ele encabeça o projeto de divulgação do destino junto com a diretora do Escritório Nacional de Turismo da Tunísia, Leila Tekaia, que participou de forma remota. “A ideia deste pool é reforçar cada vez mais esse destino entre os turistas brasileiros”, disse Fsili.
São oito operadoras participantes no pool: Abreu, Agaxtur Viagens, Ásia Total, Flot Viagens, New Age, Uneworld Viagens e Turismo, BRT e Raidho Viagens. Eduardo Barbosa, diretor da Flot Viagens, foi designado líder do pool chamado Vamos, Tunísia!. Participaram do encontro Vilmara Souza, gerente de Produtos da Agaxtur, Carol Virgolino, analista de Produtos da Unewolrd, Fernanda Almeida, coordenadora de Produtos da New Age, e Jefferson Santos, vice-presidente comercial da Ásia Total. Representantes da BRT e Raidho participaram online.
Fsili afirmou que haverá roteiros exclusivos para as operadoras participantes do pool, incluindo dois minicircuitos de três a quatro dias para fazer turismo cultural e conhecer o deserto e oásis. Ele informou que os hotéis no país árabe têm preços bastante convidativos. Entre os atrativos turísticos, estão o coliseu de El Jem, a cidade branca e azul de Sidi Bou Said, a medina de Túnis, as ruínas romanas em Cartago, passeios de dromedário, praias e resorts em Hammamet, o deserto onde filmaram Star Wars, entre outros. Há ainda uma opção de rota do vinho.
“Estou convencido que a Tunísia pode ser um destino de muito sucesso para este e o ano que vem”, disse Eduardo Barbosa. Leila Tekaia disse que foi a primeira vez que ela participou de uma reunião que agrupa o interesse das operadoras com o destino. Ela afirmou que a concretização de um pool de operadoras traz mais visibilidade ao destino.
Carla Marin, executiva de contas da Ita Airways, também esteve no encontro. Segundo ela, hoje há três voos por semana de Roma a Túnis, e de São Paulo a Roma, os voos são diários. Com isso, é possível sugerir que além da Tunísia, o cliente visite também cidades na Itália ou em outros países da região do Mediterrâneo.
Fsili convidou representantes das operadoras a participar de uma Famtrip, ou uma viagem de familiarização com o destino, no final de janeiro. “É importante as operadoras conhecerem bem para poder vender bem o destino”, disse Fsili. Ele também se colocou à disposição para dar capacitação aos funcionários das operadoras e afirmou que o ideal será começar a vender o destino para o carnaval do ano que vem, até junho, e no segundo semestre, de setembro até o réveillon, para evitar as altas temperaturas do verão.
Participaram também o cônsul honorário da Tunísia em São Paulo, Rubens Hannun, e a diretora de Marketing da Câmara Árabe, Silvana Gomes. O diretor da Câmara Árabe Sami Roumieh participou do início do encontro. “A Tunísia é um país turístico que está preparado para receber, tem tradição no turismo”, disse Roumieh.
Hannun disse que a Tunísia já recebeu 4 milhões de turistas somente este ano e que o setor está voltando a crescer de forma significativa no país árabe. Com o pool de operadoras, ele espera que o número de turistas brasileiros cresça ainda mais para esse destino. Hannun parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição para colaborar.