Kuwait News Agency*
Londres – Consultores financeiros do Reino Unido vão poder fazer um curso de finanças islâmicas para aprender a lidar com clientes muçulmanos. O curso foi desenvolvido para disseminar a Sharia, a lei islâmica, segundo a rede de notícias inglesa BBC. O sistema bancário islâmico está em franco desenvolvimento no Reino Unido.
Os bancos britânicos vêm oferecendo financiamentos residenciais, contas correntes e contas para estudantes que sigam a Sharia. Pela lei islâmica, ganhar dinheiro em cima do dinheiro, como a cobrança de juros, é ilegal. Investimento em empresas envolvidas com álcool, jogo, fumo e pornografia também é ilegal.
O curso, o primeiro do gênero ao redor do mundo, é promovido pelo Instituto de Valores Mobiliários e Investimento, uma organização estabelecida em 1992 pelos membros da Bolsa de Valores de Londres. O objetivo da organização é criar padrões para o mercado de capitais e investimento, oferecer cursos de qualificação e treinar seus membros, empresas afiliadas e outros interessados.
O banco Lloyds TSB, a primeira instituição financeira britânica a oferecer produtos financeiros islâmicos em toda sua rede, considera o novo curso revolucionário. "Qualquer organização que considere seriamente a possibilidade de oferecer serviços para o crescente mercado muçulmano precisa entender os detalhes das finanças islâmicas," declarou um porta-voz da instituição. Ele afirmou também que o entendimento "mais profundo" de finanças islâmicas foi essencial para fazer com que Londres continuasse exercendo seu papel de importante centro financeiro.
*Tradução de Mark Ament