São Paulo – A Casa das Rosas, centro cultural mantido pelo governo do estado de São Paulo na capital paulista, promove na próxima terça-feira (15), uma noite de poesias dedicada ao Oriente Médio. No encontro serão feitas leituras de poemas clássicos e contemporâneos árabes, persas e hebraicos. O evento terá duração de duas horas, das 19 horas às 21 horas.
Chamado “Noite de Poesia do Oriente Médio”, o encontro tem organização de Lélia Romero, José Luiz Golfarb e Karen Kipnis. De acordo com informações divulgadas pela Casa das Rosas, será “um momento de confraternização entre amantes da paz de todas as culturas e crenças”, como exemplo da convivência pacífica de diferentes culturas que a cidade de São Paulo vive.
Entre os poemas contemporâneos, será lido “Galáxias”, do poeta Haroldo de Campos. A leitura será feita em árabe e hebraico. “E começo aqui e aqui meço aqui este começo e recomeço e arremesso e aqui me meço quando se vive sob a espécie da viagem o que importa não é a viagem mas o começo da por isso meço por isso começo escrever mil páginas…”, diz um trecho do poema. Haroldo de Campos é poeta paulistano e viveu entre 1929 e 2003.
A Casa das Rosas é um dos mais conhecidos espaços culturais voltados à poesia da capital paulista. Ela fica em um casarão antigo no começo da avenida Paulista e foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1928. A casa tem 30 cômodos de estilo francês. Ela foi declarada patrimônio público pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condenphaat) e foi tombada em 1985.

